21:59 - 10 de Dezembro de 2017

Notícias

Nova Petrópolis aposta no desporto para proporcionar lazer à comunidade
05-12-2017
Nova Petrópolis aposta no desporto para proporcionar lazer à comunidade
Nova Petrópolis proporciona lazer aos munícipes por meio do esporte. O Departamento de Desporto da Prefeitura Municipal organiza, promove e realiza mais de 35 competições anuais na cidade. Aproximadamente 8 mil pessoas integram cerca de 220 equipes que participam das atividades. Manter as tradições, promover saúde e oferecer diversão são os principais objetivos da Administração Municipal.

O coordenador do Departamento Municipal de Desporto, Luiz Port, destaca que “Nova Petrópolis é referência para outras cidades no âmbito do esporte, porque as diversas atividades proporcionadas à comunidade e a grande participação de atletas fortalecem o nosso trabalho no Município”. Port ainda enaltece que o objetivo do setor é proporcionar lazer de maneira saudável e divertida. “Nos preocupamos em oferecer o melhor aos atletas, ouvimos as críticas e tentamos, da melhor forma possível, realizar eventos de qualidade para a população”, salienta o coordenador do Departamento.

“Promover lazer é uma proposta desafiadora”, afirma o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. “O trabalho realizado pelo Departamento de Desporto exige dedicação e envolvimento dos integrantes do setor para organizar e acompanhar todas as atividades oferecidas e atender aos anseios dos atletas do Município”, ressalta o secretário Municipal, Ricardo Lawrenz.

Bolão, voleibol, futsal, futebol de campo, futevôlei, rústicas, handebol, atletismo e jogos de raciocínio são algumas das modalidades praticadas em Nova Petrópolis durante o ano. Mulheres e homens; adultos, adolescentes e crianças participam das atividades organizadas pelo Departamento de Desporto. “Muitos atletas participam de mais de uma modalidade durante o ano e prestigiam as diversas competições oferecidas no Município”, frisa Luiz Port.

Em 2017, o Departamento Municipal de Desporto investiu mais de R$ 110 mil em premiação (medalhas e troféus), arbitragem e material esportivo, como bolas, cones, redes, coletes, bolas de bolão, entre outros que são utilizados na realização das atividades.

O futsal é uma das modalidades que tem mais adesão dos atletas e conta com o maior número de equipes participantes. “A comunidade espera pelos jogos e torce pelas equipes que se dedicam durante todo o ano para fazer uma boa campanha nos campeonatos. A modalidade é a que mais exige do Departamento de Desporto devido ao grande número de pessoas envolvidas”, enaltece o integrante do Departamento de Desporto, Sérgio Schumann.

A Copa Nova Petrópolis de Futsal Masculino conta com a 1ª Divisão, que possui 10 times; a 2ª Divisão, com 14 equipes e a Divisão de Acesso, que tem 26 times. O Campeonato Municipal de Futsal Feminino tem sete times na disputa pelo título. No Município, ainda são realizadas as competições de futsal nas categorias Veterano, com nove times; Master, que possui três equipes e Sub-15 e Sub-17, com cinco times cada.

Além de promover competições em Nova Petrópolis, o Departamento de Desporto ainda apoia diversos eventos como o Dia do Desafio, Open de Voo Livre, Jogos Germânicos, Circuito de Verão SESC, Etapa Estadual de Downhill, Campeonato de Taekwondo e de Tênis, Mountain Bike e competições das comunidades, com premiação, estrutura e materiais.



Olimpíada Escolar e Polos Esportivos fomentam a prática de esporte no ambiente escolar


A Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb foi realizada pela 11ª vez no Município, em 2017. Durante o ano, 2.623 alunos das 11 escolas de Nova Petrópolis compõem as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil que disputam as modalidades futsal, handebol, vôlei e minivôlei, jogos de raciocínio (xadrez, damas e moinho) e atletismo (salto em distância e altura; lançamento de pelota, dardo e disco; arremesso de peso; corridas de 100, 250, 400, 800 e 1.500 metros e revezamento de 4x75 metros).

“A Olimpíada Escolar é uma competição saudável que proporciona interação entre os alunos e oferece aos estudantes a prática de esportes diferenciados. A competição é uma maneira de incentivar crianças, jovens e adolescentes a terem uma vida saudável e se dedicarem ao esporte”, enfatiza o integrante do Departamento e organizador da Olimpíada Escolar, Bruno Kehl. “Os atletas que se destacam na competição municipal têm a possibilidade de representar Nova Petrópolis a nível estadual e também em competições nacionais”, reitera Kehl.

Nova Petrópolis também proporciona lazer por meio dos Polos Esportivos. O projeto oferece aulas de futsal, vôlei, futebol de campo e bolão para crianças e adolescentes no turno contrário ao da escola, com o objetivo de contribuir para a solução de problemas sociais, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social dos alunos. Atualmente, 250 estudantes participam dos Polos Esportivos.

“O objetivo do projeto é formar cidadãos preparados para os desafios da vida, por meio de estratégias didáticas e pedagógicas, voltadas ao processo de integração social e cooperativa, de forma consciente e reflexiva”, destaca o integrante do Departamento de Desporto e reponsável pelos Polos Esportivos, Gustavo Arend. “O programa também visa auxiliar na solução de problemas sociais e buscando autonomia dos alunos, além de promover saúde e bem-estar aos participantes, por meio das atividades oferecidadas durante o ano”, reforça Arend.



Nova Petrópolis recebe atletas no Dia Estadual do Voleibol

Pelo terceiro ano consecutivo, Nova Petrópolis recebeu as celebrações do Dia Estadual do Voleibol. O evento faz referência à data comemorativa 27 de Setembro - Dia do Voleibol, que integra o calendário oficial de eventos do Estado. Embaixadores do voleibol gaúcho, autoridades e atletas participam da cerimônia que homenageia ícones do voleibol e enaltecem o fomento do esporte no Estado. Durante o dia, crianças disputam jogos de minivôlei nas 15 quadras montadas no Centro de Eventos do Município.

“Ser sede das comemorações do evento é motivo de orgulho para Nova Petrópolis, uma cidade que tem tradição no voleibol. Iniciativas como essa projetam ainda mais o nome do nosso Município no âmbito esportivo e enaltece o trabalho desenvolvido nas escolas e no Projeto Vôlei Nova Petrópolis, que conta com o auxílio do Poder Público”, salienta o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.



Julgamentos da Junta de Justiça Desportiva engrandece trabalho realizado pelo Departamento

Em 2017, o Departamento Municipal de Desporto aderiu ao julgamento de casos de competições por meio da Junta de Justiça Desportiva (JJD) da Encosta da Serra de Ivoti para solucionar enquadramentos e casos omissos à competição. A decisão da JJD é irrecorrível e autoaplicável e o descumprimento das punições impede a equipe de prosseguir no campeonato e o atleta ou comissão técnica de atuar.

“A adesão à Junta de Justiça Desportiva permite nos dedicarmos com mais afinco à organização das competições porque a responsabilidade de avaliar ações ocasionadas pela má conduta de atletas é repassada a pessoas que possuem embasamento para julgar os atos antidesportivos com imparcialidade”, ressalta o coordenador do Departamento de Desporto de Nova Petrópolis, Luiz Port. A proposta do Poder Executivo utilizar a JJD foi sugerida pela Câmara Municipal de Vereadores.

“Estamos encerrando as atividades de 2017 e é preciso avaliar os pontos positivos e traçar propostas para melhorar as competições que serão oferecidas à comunidade no próximo ano”, enaltece o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. O coordenador do Departamento Municipal de Desporto, Luiz Port, reforça que o setor já trabalha nas atividades propostas para integrar a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha de 2018.

Mais informações sobre o Departamento de Desporto de Nova Petrópolis disponível no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: