21:16 - 20 de Outubro de 2018

Notícias

Obra do saneamento público de Nova Petrópolis é paralisada por falta de repasses da Funasa
09-02-2018
Obra do saneamento público de Nova Petrópolis é paralisada por falta de repasses da Funasa
As obras do sistema do esgotamento sanitário de Nova Petrópolis, inciadas em 2013, estão paralisadas desde o dia 1º de fevereiro de 2018 devido à falta de repasses da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao Município. Mesmo com mais de 50% da obra concluída, a Prefeitura de Nova Petrópolis não recebeu mais nenhuma parcela do recurso total de R$ 8 milhões destinados à obra e foi obrigada a interromper os serviços.

Em dezembro de 2017, atendendo a um ofício enviado pela Administração Municipal, a equipe técnica da Funasa fiscalizou a obra, atestando a conclusão de mais de 40% do serviço, número suficiente para a liberação da 3ª parcela do recurso. Como a Funasa não efetuou novos repasses, a Administração Municipal enviou um novo ofício ao órgão Federal em janeiro de 2018, solicitando agilidade no depósito dos valores, para evitar a interrupção da obra.

A solicitação feita pela Administração Municipal não foi atendida e, sem recursos para efetuar o pagamento à empresa Brasfalto, responsável pela obra, os trabalhos foram suspensos. Até o momento, a Prefeitura de Nova Petrópolis recebeu R$ 4 milhões em repasses da Funasa, recurso investido na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Logradouro, que está 90% concluída. Além da estrutura da ETE, foram instalados 2.162 metros de rede coletora em nove ruas do bairro Logradouro.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, a paralisação da obra é um problema que necessita ser solucionado com urgência. “Lutamos para conseguir iniciar essa grande obra, que demanda muito trabalho e um alto valor em recursos. Vamos continuar pressionando a Funasa para a liberação dos recursos, pois queremos concluir o quanto antes essa obra, tão importante para melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso munícipe” destacou o prefeito.

O projeto da obra de Esgotamento Sanitário é de autoria da Corsan e a Prefeitura de Nova Petrópolis ficou responsável pela licitação, fiscalização e pagamento dos serviços executados pela empresa Brasfalto Pavimentações LTDA, vencedora da licitação. A obra contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto e Estações de Bombeamento, além da implantação de mais de 15 quilômetros de rede coletora e ramais. Esta é a primeira fase da obra e vai atender, aproximadamente, 6 mil moradores dos bairros Logradouro, Juriti e parte do Centro.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: