12:51 - 21 de Agosto de 2018

Notícias

Prefeitura de Nova Petrópolis apresenta projeto de implantação de via interbairros
17-04-2018
Prefeitura de Nova Petrópolis apresenta projeto de implantação de via interbairros
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, está viabilizando a implantação de uma via interbairros na cidade, paralela à Avenida 15 de Novembro. O projeto do novo trajeto, que terá uma extensão aproximada de 5 quilômetros e fará a ligação da BR 116 com os bairros Logradouro, Pousada da Neve e Piá, foi apresentado pelo prefeito Regis Luiz Hahn e pelo secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, em uma Coletiva de Imprensa, realizada no Gabinete Oficial na segunda-feira, 16 de abril.

Criar uma nova rota para desafogar o trânsito no centro da cidade, especialmente na Avenida 15 de Novembro, faz parte dos planos da Administração Municipal desde 2013. Após estudos técnicos, que levaram em consideração aspectos como o relevo, malha viária entre outros, a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação projetou uma via interbairros passando pelo lado oeste de Nova Petrópolis, com início na BR 116, sentido Caxias do Sul – Nova Petrópolis, antes do viaduto de entrada da cidade, e finalizando na Rua Emílio Raimann, localizada no Bairro Piá.

Para viabilizar a implantação da via, que será exclusiva para o trânsito local e projetada para veículos leves, a Secretaria Municipal de Planejamento garantiu a passagem da rota em todos os projetos de loteamentos localizados nos bairros Pousada da Neve e Piá, a oeste da Avenida 15 de Novembro. Contando com o apoio dos empreendedores dos loteamentos, a Administração Municipal vai implantar 720 metros da via sem investimento de recursos públicos.

Paralelas a essas negociações, o Poder Público está buscando alternativas para indenizar os proprietários de terrenos que estão previstos no projeto da via interbairros. O Município possui terrenos que, por suas características, não são próprios para instalação de equipamentos públicos. O plano da Administração Municipal é leiloar essas áreas para levantar R$ 700 mil em recursos, que serão utilizados para pagar as desapropriações dos trechos por onde passará a via. Aproximadamente 750 metros da via estão previstos para passar por áreas que não pertencem ao Poder Público.

Ao todo, 18 áreas serão leiloadas pelo Poder Público, sendo que o valor mínimo do arremate será de 90% do valor de avaliação do lote. Com isso, a Administração Municipal calcula conseguir em torno de R$ 2 milhões, montante que será depositado em uma conta específica, criada exclusivamente para cobrir gastos com o pagamento de indenizações da implantação da via interbairros. Dessa maneira, de acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, a Administração Municipal poderá implantar a via interbairros sem precisar utilizar recursos do orçamento.

Trajeto

De acordo com o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Coordenação, Trânsito e Habitação, a via interbairros terá início no quilômetro 183 da BR 116, antes do viaduto de entrada da cidade. Naquele ponto terá início a Avenida Padre Theobald, que será prolongada por 470 metros até se interligar com seu trecho pavimentado. Até o momento, a Administração Municipal aterrou 181 metros desse trecho da Avenida, utilizando material reaproveitado das obras da Estação de Tratamento de Esgoto.

Seguindo a Avenida Padre Theobald, o motorista poderá cruzar uma boa parte da cidade sem entrar na Avenida 15 de Novembro. Com o intuito de melhorar ainda mais o trajeto, a Prefeitura de Nova Petrópolis pretende pavimentar 170 metros da Rua Tiradentes, fazendo a ligação com a Avenida Três de Maio. O trajeto seguirá pela Rua São José do Caí, passando pela Rua Aldeia dos Imigrantes, até chegar na Rua Recife, recentemente pavimentada pela Administração Municipal.

A partir desse ponto, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos será responsável por abrir novos trechos, que vão interligar o bairro Juriti com o loteamento residencial dos Ipês. Todos os demais loteamentos do bairro Pousada da Neve, a oeste da BR 116, serão interligados pela malha viária existente, além dos que ainda serão abertos.

A segunda etapa do projeto da via interbairros prevê a ligação do bairro Pousada da Neve com o bairro Piá e, posteriormente, a ligação do bairro Piá com a Rua Otto Grings, possibilitando o acesso à Linha Imperial. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, este projeto é tecnicamente viável e, para garantir sua execução, será inserido no Plano de Mobilidade Urbana, que será elaborado em 2019.

Para o prefeito Regis Luiz Hahn, a implantação da via interbairros é um projeto grandioso, que vai melhorar muito o trânsito de Nova Petrópolis. “A nova rota foi pensada para atender, principalmente, o munícipe. A cidade está crescendo e nós já estamos pensando lá na frente. Estamos investindo muito no turismo, por isso queremos estar preparados para um aumento expressivo no fluxo de trânsito”, destacou o prefeito.





Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: