06:41 - 22 de Setembro de 2018

Notícias

Cultura do interior foi destaque no 5º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis
25-06-2018
Cultura do interior foi destaque no 5º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis
O 5º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis, evento que resgata as tradições germânicas e valoriza os pequenos produtores rurais do Município, encerrou no domingo, 24 de junho, após nove dias repletos de atrações culturais, farta gastronomia e comercialização de produtos coloniais. O evento foi realizado no Parque Aldeia do Imigrante, cuidadosamente preparado e decorado para despertar, nos 26 mil visitantes do evento, a sensação de um passeio pelas antigas colônias de Nova Petrópolis.

De 8 a 24 de junho de 2018, quem visitou o Parque Aldeia do Imigrante se deparou com uma grande oferta de produtos coloniais. Os 25 expositores do evento comercializaram alimentos orgânicos, chopp artesanal, embutidos diversos, mel, artesanato rural, vinho e suco de uva, biscoitos, plantas, erva mate, produtos agroindustriais, entre outros, todos produzidos em Nova Petrópolis e região. Além disso, cerca de 15 expositores estabelecidos no Parque Aldeia do Imigrante ofereceram itens de artesanato, malhas, couro e souvenirs, além de fotos à moda antiga e muitos outros.

As atrações culturais, com destaque para os Encontros com a Herta, atraíram o público. A boa música foi garantida pelas apresentações da Banda Municipal e da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, além das 13 bandinhas típicas alemãs, que animaram o público todos os dias. As danças folclóricas trazidas por dez grupos de danças de Nova Petrópolis encantaram o público no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. As tradições germânicas foram ressaltadas ainda mais durante os jogos germânicos, disputados nas modalidades Pregar o Prego, Corrida de Tamancos e Chopp em Metro.

Na Aldeia Histórica, em meio aos prédios reconstruídos em técnica “enxaimel”, anfitriões vestidos como autênticos alemães de antigamente contaram histórias do passado aos visitantes na Aldeia Viva. O canto coral foi atração na igreja da Aldeia Histórica, local no qual os visitantes também puderam adquirir cucas e pães feitos nos fornos à lenha, além de pastel, Appfelstrudel, Waffel, pão com linguiça, Pretzel, chá, café e café com leite. No Biergarten - Jardim da Cerveja, foram comercializados o tradicional chopp e petiscos coloniais.

Em 2018, o evento contou ainda com o “Roteiro da Colônia: caminhada pelo interior de Nova Petrópolis”, atividade organizada pela Associação Tchon Ji. Mais de 20 caminhantes desbravaram o interior do Município, realizando um trajeto de 12 quilômetros. Ao final do percurso, foi servido um lanche orgânico para todos os participantes.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Staudt, o Festival Sabores da Colônia é um evento que enaltece as tradições e a gastronomia, além de proporcionar uma programação cultural de qualidade. “O evento atingiu nossas expectativas e movimentou os diversos setores ligados ao turismo em Nova Petrópolis. Somos gratos a todos que visitaram o Sabores da Colônia”, ressaltou o secretário.

O 5º Festival Sabores da Colônia foi uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O evento contou com o patrocínio de Sicredi e apoio da Rota Romântica, Casa Cooperativa e Urbanes Empreendimentos.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: