02:53 - 18 de Outubro de 2018

Notícias

Nova Petrópolis promove ações de prevenção ao câncer de mama
08-10-2018
Nova Petrópolis promove ações de prevenção ao câncer de mama
Nova Petrópolis está engajada na luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e ginecológico. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social promove ações voltadas, especialmente, às mulheres durante o Outubro Rosa. As atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As equipes irão promover ações com foco na conscientização sobre saúde da mulher e as formas de prevenção, tratamento e diagnóstico precoce do câncer.

Durante o mês de outubro, todas as equipes de saúde direcionarão um olhar especial para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, disponibilizando mais informações em consultas médicas e de acolhimento, rodas de conversa, momentos de valorização da mulher e atividades programnadas pelas UBSs.

No dia 19 de outubro, às 15h, no Ginásio do Frederico Michaelsen, será realizado o “Desafio do Outubro Rosa”. Na oportunidade, a equipe que trabalha na sede da Secretaria Municipal da Saúde (administrativo, vigilância sanitária, agentes de endemias, fisioterapia e farmácia) e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) farão uma integração com os grupos de Terceira Idade do Município durante jogos de câmbio e um aulão do autoexame.

“Em função desta atividade especial, no dia 19 de outubro, a sede da Secretaria Municipal de Saúde e a sede do CRAS terão um horário de atendimento diferenciado. O expediente será das 7h às 14h30min, sem fechar ao meio-dia”, explicou a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota. “Importante salientar que as Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente neste dia”, reforçou.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também está engajado na Campanha Outubro Rosa e irá promover o Dia de Valorização da Mulher, com palestra sobre Autoestima, com as assistentes sociais, Rozane Azolin e Tatiane Konrath. A atividade terá início às 14h e ocorrem no Vale Verde, dia 8 de outubro; na Vila Germânia, dia 15; no Chapadão, dia 23 de outubro e no Pinhal Alto, no dia 26.

O Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, e tem como objetivo principal trazer à tona a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é direcionada à sociedade, principalmente às mulheres. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e foi adotado pelo movimento na última década do século 20.

A prevenção do câncer de mama é baseada no controle de fatores considerados de risco. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso corporal para evitar a obesidade, adquirir hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor.

As atividades da campanha Outubro Rosa de Nova Petrópolis são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das Unidades de Saúde (UBSs) do Município. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



Programação nas Unidades Básicas de Saúde:

UBS Vale Verde

11/10 – Quinta-feira

15h – Atividades físicas – caminhada e brincadeira com bola

8h às 10h30min e das 14h às 16h – Coletas de pré-câncer

16/10 – Terça-feira

8h às 10h30min e das 14h às 16h – Coletas de pré-câncer

UBS Vale do Caí

15/10 – Segunda-feira

14h - Atividade coletiva pelo Outubro Rosa, "Saúde Integral da Mulher". Haverá jogo de Nilcon na Sociedade Juvenil, de Linha Temerária

UBS Pinhal Alto

17/10 – Quarta-feira

14h – Roda de conversa sobre Menopausa e sua implicação na vida diária e questões relacionadas à autoestima da mulher

UBS Vila Germânia

18/10 – Quinta-feira

13h30min - Roda de conversa sobre Saúde Integral da Mulher e, na sequência, Caminhada Outubro Rosa

À tarde - Coletas de pré-câncer

UBS Centro

18/10 – Quinta-feira

15h – Chá Rosa e palestra sobre Câncer de Mama com a Dra. Alessandra de Britto

UBS Linha Brasil

29/10 – Segunda-feira

14h – Palestra sobre "Prevenção e promoção de saúde", com a psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Caxias do Sul, Bruna Curra. Roda de conversa com depoimento de duas usuárias que já tiveram a doença com o intuito de sensibilizar os usuários sobre o diagnóstico precoce da doença. E campanha para doação de cabelo para a AAPECAN, para posterior confecção de perucas.

UBS Piá

Programação na 2ª quinzena de outubro



CRÉDITO DAS FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: