14:19 - 16 de Dezembro de 2018

Notícias

Nova Petrópolis presente na entrega do Planejamento Estratégico do Corede Serra
30-11-2018
Nova Petrópolis presente na entrega do Planejamento Estratégico do Corede Serra
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara de Vereadores, Oraci de Freitas e o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, participaram do evento de entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 do Corede Serra e das Prioridades para o Desenvolvimento 2019-2022 da Região Funcional 3 – RS, que engloba os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. O encontro ocorreu dia 23 de novembro, no Auditório Sala Florense, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e reuniu autoridades regionais, representações políticas e lideranças comunitárias.

Na busca de estratégias e projetos de desenvolvimento para as regiões do Rio Grande do Sul, foram elaborados os Planos Estratégicos de desenvolvimento 2015-2030 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs). A iniciativa oferece uma visão regional para sua qualificação. A elaboração, de responsabilidade de cada COREDE, seguiu as diretrizes gerais da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SPGG) e uma metodologia comum para as 28 Regiões. Os planos são uma contribuição dos COREDEs para o planejamento federal, estadual e municipal e também para os diferentes atores regionais preocupados com o desenvolvimento.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 é composto por um amplo diagnóstico regional, por uma matriz de potencialidades, entraves, oportunidades e ameaças, por estratégias e por uma ampla carteira de projetos. Os projetos elaborados apresentam minimamente objetivos, justificativas, escopo, metas, órgãos intervenientes, cronograma e uma estimativa de recursos necessária para sua execução.

Conforme o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, as autoridades enalteceram a importância do trabalho regional em seus pronunciamentos. “A mobilização entre os Municípios, com a união de forças de lideranças possibilita conquistas significativas. Exemplo disso são os R$ 10 milhões previstos para o prolongamento da RS 448, Rodovia do Parque até Portão, anunciado durante o encontro. Além disso, o planejamento a longo prazo também é muito positivo para balizar o trabalho das lideranças e comunidades”, pontuou o secretário Municipal.

O encontro também contou com a participação do presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha – CICS Serra, Edson Vinicius Morello; presidente do Corede Campos de Cima da Serra, Alessandra Dalla Santa; da coordenadora executiva do Corede Serra, Monica Mattia; do vice-presidente do Corede Hortênsias; dos deputados Estaduais eleitos, Neri O Carteiro e Fran Somensi; representantes do deputado Federal, Pepe Vargas e deputados Estaduais, Elton Weber e Sérgio Turra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Lucas da Costa de Lima | Agricultura e Meio Ambiente PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: