11:41 - 20 de Novembro de 2017

Atrativos Turisticos

Praça da República | Praça das Flores
Av.15 de Novembro, Centro
| turismo@novapetropolis.rs.gov.br
Fone: (54) 3281-1254


Detalhes:
A Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, situada no centro da cidade, mais especificamente na Avenida XV de Novembro, funde-se com a história da própria Colônia Provincial, pois em 1858 já havia sido definida a sua localização. Hoje conhecida como Praça das Flores é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno. Na praça, além do Labirinto Verde, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. A Praça das Flores ainda é agraciada com a Casa do Artesão, destinada a sediar uma Central de Informações ao turista.

História:

A História da “Praça da República”, situada junto a Avenida 15 de novembro, entre as ruas Rui Barbosa, Frederico Michaelsen e Sete de Setembro, confunde-se com a história da própria “Colônia Provincial de Nova Petrópolis”, quando a sua criação em 7 de setembro de 1858, incluída no Plano Diretor, pelo primeiro Diretor da Colônia, o Agrimensor D.José Maria Vidal.
A Praça sempre foi muito visitada por um motivo muito especial, os seus lindos canteiros de flores e a partir do ano de 1989, tem um outro grande atrativo, com o plantio dos ciprestes cuidadosamente cortados em forma de “cerca viva”, que formam hoje o “Labirinto”.
A Praça tem também dois monumentos, sendo o primeiro, onde consta a placa com os dizeres: “ Homenagem aos colonizadores e batalhadores, pela Emancipação de Nova Petrópolis na data de seu centenário de Colonização. 07/09/1858 – 07/09/1958”.
Em 1991, iniciaram-se as obras de um monumento maior para homenagear os antepassados, o qual tem em seu topo a placa com o Brasão do Município, e duas placas comemorativas, sendo uma quando a Inauguração em 20 de setembro de 1992, e outra referente a visita do Presidente da República Federal da Alemanha, em 24 de Novembro de 1995. Este Monumento é atualmente usada para as comemorações da Semana da Pátria e também outros eventos. Ao lado deste Monumento encontra-se uma pedra com uma placa com a “Carta Testamento” do ex-Presidente da República, Getúlio Vargas, datada em 24 de agosto de 1954.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: