13:51 - 21 de Setembro de 2017

Roteiros Turisticos

Roteiro Autoguiado de Natureza - Pinhal Alto
Localidade de Pinhal Alto
www.novapetropolis.rs.gov.br | promocao@novapetropolis.rs.gov.br
Fone: 54 3281-1398 / 54 3281-1254 / 54 3281-1222


Detalhes:
 Inspirada em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha onde existem milhares de kilometros de trilhas sinalizadas para caminhadas e cicloturismo, Nova Petrópolis lança com exclusividade no Brasil quatro roteiros de ecoturismo auto guiados em estradas e caminhos municipais.

Neste roteiro o ecoturista tem toda sinalização dos caminhos a seguir assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades.

No guia impresso de roteiros o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distancias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora, fauna possíveis de serem contempladas e os outros três roteiros autoguiados.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Dica: Não deixe de visitar o Museu Comunitário do pinhal Alto.

Nível de dificuldade: média, com algumas subidas bastante íngremes. Altitude mínima 380 metros, altitude máxima 640 metros.

Tema: ambiental, histórico, paisagístico.

Altimetria: Roteiro Longo, roteiro curto.

Este roteiro começa junto a igreja do Pinhal Alto distrito distante 15km de Nova Petrópolis. O Pinhal Alto foi colonizado a partir de 1850 por imigrantes Alemães que diante da grandiosidade da Floresta de Araurcarias (pinheiros) chamou o local de “Tannenwald” ou seja Mata de Pinheiros. Posteriormente o nome foi alterado para Pinhal Alto.

Junto a Igreja ficam a sociedade e são ótimos locais para deixar o carro.

ROTEIRO CURTO, 5,2 km:
O Roteiro começam exatamente em frente a Igreja e começa por uma descida bastante íngreme com belas paisagens das pequenas propriedades rurais e dos vales e montanhas do Pinhal Alto. Casas em técnica enxaimel aparecem a todo instante, plantações de milho, batata e feijão completam a paisagem. Após alguns quilômetros de terreno plano começamos novamente a subir sendo que para quem fizer o roteiro curto basta seguir subindo e chega-se praticamente em frente a Igreja onde o roteiro começou.

ROTEIRO LONGO, 11,4 km:
Para quem seguir e fizer o caminho longo segue a sinalização a direita e já começa a descer novamente, florestas, agricultores, potreiros são os temas das paisagens. Após pequenos declives e aclives chega-se a subida mais íngreme de todos os roteiros, são 2 Km de subida. A subida cansa mas o visual compensa o esforço. O roteiro segue mais plano, mas não menos belo, até chegarmos ao asfalto que leva ao Pinhal Alto. Seguimos a esquerda por um par de quilômetros chegando novamente em frente a Igreja do Pinhal Alto.

Venha descobrir cada recanto de Nova Petrópolis onde a você poderá fazer sua atividade de ecoturismo no seu ritmo seja sozinho, acompanhado ou com sua galera.
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: