14:04 - 21 de Setembro de 2017

Roteiros Turisticos

Roteiro Autoguiado de Natureza - Caminho das Colônias
Localidade de Linha Imperial e Nove Colônias
www.novapetropolis.rs.gov.br | promocao@novapetropolis.rs.gov.br
Fone: 54 3281-1398 / 54 3281-1254 / 54 3281-1222


Detalhes:
 Inspirada em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha onde existem milhares de kilometros de trilhas sinalizadas para caminhadas e cicloturismo, Nova Petrópolis lança com exclusividade no Brasil quatro roteiros de ecoturismo auto guiados em estradas e caminhos municipais.

Neste roteiro o ecoturista tem toda sinalização dos caminhos a seguir assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades.

No guia impresso de roteiros o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distancias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora, fauna possíveis de serem contempladas e os outros três roteiros autoguiados.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Nível de dificuldade: média, com algumas subidas íngremes. Altitude mínima 580 metros, altitude máxima 830 metros.

Tema: ambiental, histórico, paisagístico.

Este roteiro começa junto a RS 235 na localidade de Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito no Brasil, localidade que foi colonizada principalmente por Boêmios a partir de 1858. No início do roteiro temos a Praça Padre Amstad que homenageia o iniciador do cooperativismo de crédito no Brasil. Em frente a praça fica a Igreja Católica São Lourenço Martir onde estão os restos mortais do Padre Amstad.

Ao lado da igreja fica uma antiga casa enxaimel que é a casa paroquial. No outro lado da rua ainda esta localizada a antiga sede da cooperativa Sicredi onde hoje funciona o Museu do Cooperativismo. A praça é o local ideal para começar o roteiro e deixar seu carro.

ROTEIRO LONGO, 23,5km:
O roteiro começa com a travessia da RS235 e logo começa-se um lenta subida até o Morro da Fome, visualizando-se pequenas propriedades rurais e diversos mirantes naturais dos vales da região. O caminho segue pelo vilarejo de Nove Colônias, local onde é possível ver vários prédios históricos. O caminho segue plano por entre plantações de hortifrutigranjeiros até começarmos mais uma subida íngreme até o Morro do Chapadão, ponto mais alto da cidade de Nova Petrópolis com 831 metros de altitude. Belas paisagens e um grande trajeto plano fazem deste trajeto um dos mais tranqüilos do roteiro. Após uma pequena descida o roteiro segue novamente pelo Morro da Fome chegando de volta a Praça Padre Amstad.

ROTEIRO CURTO, 10km:
Para quem optar pelo roteiro curto o mesmo começa no vilarejo de Nove Colônias em frente a Igreja, ao lado da casa de pedra. O caminho segue plano por entre plantações de hortifrutigranjeiros até começarmos mais uma subida íngreme até o Morro do Chapadão, ponto mais alto da cidade de Nova Petrópolis com 831 metros de altitude. Belas paisagens e um grande trajeto plano fazem deste trajeto um dos mais tranqüilos do roteiro. Após uma pequena descida o roteiro segue novamente até a Igreja de Nove Colônias.

Venha descobrir cada recanto de Nova Petrópolis onde a você poderá fazer sua atividade de ecoturismo no seu ritmo seja sozinho, acompanhado ou com sua galera.
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: