conteúdo do menu
conteúdo principal
05/05/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia dia 11 de maio

Nova Petrópolis já aplicou 4.539 doses da vacina contra a gripe nos grupos prioritários

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Ministério da Saúde divulgou atualização sobre a 3ª fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o país. As principais alterações são o cancelamento do Dia D, previsto para 9 de maio, e o período de realização da 3ª fase, que passa a ser de 11 de maio a 5 de junho, havendo divisão de grupos prioritários em duas etapas dentro deste período.

Na próxima semana, de 11 a 15 de maio, serão imunizadas: gestantes, mães pós-parto até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e pessoas com deficiência. No período de 18 de maio a 5 de junho será a vez dos adultos de 55 a 59 anos de idade e dos professores das escolas públicas e privadas receberem a dose da vacina contra a gripe.

Em Nova Petrópolis, as doses da vacina contra a influenza serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento dos postos. Na UBS Centro é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Nas UBSs do interior do Município o atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, já foram aplicadas 4.539 doses da vacina contra a gripe nos grupos prioritários em Nova Petrópolis durante a 1ª e 2ª fases da campanha. O Município atingiu a meta na cobertura vacinal em idosos e profissionais de saúde.

De acordo com o Governo Federal, as mudanças na 3ª fase da campanha ocorrem em razão do momento atual de propagação do coronavírus, além da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), cerca de 342 mil doses de vacinas devem chegar ao Estado na próxima semana. 

Embora a vacina contra a influenza não proteja contra o novo coronavírus, minimiza o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença. Os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação da campanha visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como, suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Outras Notícias