conteúdo do menu
conteúdo principal
03/03/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

600 artigos do historiador Renato Urbano Seibt são digitalizados

Textos escritos ao longo de 26 anos estão disponíveis no Arquivo Histórico de Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A equipe do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis digitalizou, de 2017 até 2019, aproximadamente, 600 textos do historiador Renato Urbano Seibt, escritos entre 1987 e 2013 e publicados no Jornal A Ponte. O objetivo da digitalização foi facilitar a consulta do material, tornando a pesquisa prática. Os artigos, que também podem ser encontrados em forma física, estão disponíveis no Arquivo Histórico de Nova Petrópolis, localizado na Rua Tiradentes, nº 256, Centro.

O lançamento dos textos digitalizados de Seibt ocorreu dia 28 de fevereiro, na cerimônia do Aniversário de 65 Anos de Nova Petrópolis. Dez pessoas estiveram envolvidas na digitalização dos textos de Renato Urbano Seibt, que foi professor, historiador e colunista do Jornal A Ponte de 1987 a 2013.

Segundo o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, para consultar o material existem regras. “Por tratar-se de um arquivo histórico de Nova Petrópolis, será permitida a cópia de cinco textos por vez. O pesquisador escolhe até cinco textos, repassa as necessidades para a direção do Arquivo Histórico, que envia os textos pesquisados por e-mail. Caso a pessoa tenha algum dispositivo, pode levar a cópia dos textos na hora. O pesquisador assinará um termo de retirada e responsabilidade e, ao utilizar o material, deverá creditá-lo, respectivamente, para ‘Arquivo Histórico Municipal, Jornal A Ponte e o Prof. Renato Urbano Seibt’”, esclareceu Soares.

O secretário adjunto também afirmou que esta é uma forma de não banalizar o arquivo, além de tornar a pesquisa prática. “Com essas regras, teremos mais controle dos textos, como qual texto foi retirado e por quem. A consulta se tornou fácil e prática. Você escolhe uma palavra, por exemplo, ‘rosas’, e todos os textos com a palavra aparecem, permitindo ao pesquisador encontrar rapidamente o que deseja. É uma contribuição pequena e prática, mas, que facilitará o acesso à informação”, destacou.

O Departamento de Cultura de Nova Petrópolis também restaurou, de 2017 a 2018, 199 áudios antigos que estavam gravados em fitas k-7 e, aproximadamente, 30 vídeos VHS dos anos 1980 e 1990.  De acordo com o secretário adjunto, Paulo Cesar Soares, os áudios e vídeos continham várias informações. “Eram depoimentos e entrevistas realizadas com antigos moradores do Município, além de diversos momentos, como desfiles cívicos, encontro de coros e inaugurações dos anos 1980 e 1990”, pontuou Soares.

Arquivo Histórico de Nova Petrópolis

O Arquivo Histórico de Nova Petrópolis possui milhares de documentos históricos do Município, como o registro das primeiras leis, as solicitações oficiais registradas em fonógrafo, informações da época da Colônia Provincial de Nova Petrópolis, fotos, jornais, discos e outros registros antigos.

O Arquivo Histórico Municipal contém as encadernações anuais do Jornal A Ponte de 1977 a 2015, onde são encontradas as colunas do professor Renato Urbano Seibt de 1987 a 2013.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow/Arquivo | Comunicação PMNP  e Milena Guimarães | Arquivo Histórico PMNP

Outras Notícias