conteúdo do menu
conteúdo principal
21/03/2016

Administração Municipal incrementa Fitoterapia em Nova Petrópolis

Prefeito Lelo inaugurou nova área física de beneficiamento de plantas medicinais...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Administração Municipal 2013-2016 fez mais uma importante entrega à comunidade de Nova Petrópolis na última sexta-feira, dia 18 de março. A nova área física de beneficiamento de plantas medicinais, construída junto ao Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP), foi inaugurada em uma emocionante solenidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, lideranças comunitárias e comunidade.

A área física de beneficiamento de plantas medicinais tem 104,40m² e contempla duas salas de produção, depósito e secadora de plantas. A construção teve custo total de R$ 93.395,22 e foi paga com recursos próprios. O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis baseia-se na valorização do costume local de utilizar as plantas medicinais e também na Política Nacional e Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos como estratégia da inserção da Fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto dos fitoterápicos de Nova Petrópolis é referência no Estado e envolve diversos setores no seu desenvolvimento.

Durante os pronunciamentos, a coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares e do Projeto Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS), Sílvia Beatriz Costa Czermainski enfatizou a importância que Nova Petrópolis tem no cenário da Fitoterapia no Rio Grande do Sul. “Esta estrutura e o trabalho realizados aqui são referência. Nova Petrópolis faz escola, serve de modelo quando falamos em Fitoterapia”, enfatizou Sílvia.

O delegado Regional de Saúde, Eduardo Iotti, também exaltou o projeto de Fitoterapia realizado em Nova Petrópolis e fez um importante anúncio. “Fizemos uma apreensão de uma estação completa para Fitoterapia. Diante de todos, me comprometo a lutar para trazer esta estrutura para o Município”, prometeu Iotti.

“Fico extremamente grato ao ouvir as palavras dos representantes do Governo do Estado, quando externam a importância que o projeto de Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis tem para a Região e para o Rio Grande do Sul. Quero registrar o meu reconhecimento e agradecimento a toda equipe da Saúde Municipal, que se empenha e garante o sucesso deste projeto. Agradeço também aos médicos que acreditam no poder da fitoterapia e prescrevem chás no consultório das Unidades Básicas de Saúde. E agradeço, especialmente, ao CETANP, Emater, Escola Bom Pastor, Governo do Estado e a todos que se dedicam a este projeto em Nova Petrópolis”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.

O prefeito Lelo disse ainda que é motivo de orgulho para a Administração Municipal 2013-2016 inaugurar um espaço adequado para o beneficiamento das plantas medicinais. O chefe do Poder Executivo de Nova Petrópolis demonstrou sua satisfação pela conclusão da área de beneficiamento de plantas medicinais, sempre acreditando no crescimento do projeto.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini externou sua emoção, alegria, reconhecimento e desejo de continuidade ao projeto Fitoterapia na Atenção Básica durante seu pronunciamento. “Agradeço à Administração Municipal, ao prefeito Lelo e vice Gregor por acreditarem na humanização das políticas setoriais de saúde, por meio da sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde, buscando no uso de produtos naturais e procedimentos menos invasivos, uma perspectiva de saúde e melhor qualidade de vida”, declarou Crislei. A secretária também agradeceu ao CETANP, Emater, Governo do Estado e equipe que trabalha diretamente no projeto.

Os convidados para a cerimônia de inauguração da nova área física de beneficiamento de plantas medicinais foram recepcionados com um café da manhã nas instalações do CETANP. Prestigiaram a solenidade, o prefeito Regis Luiz Hahn; o vice-prefeito Gregor Hermann; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Michaelsen; a coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares e do Projeto Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais (APLPM-Fito/RS), Sílvia Beatriz Costa Czermainski; o delegado Regional de Saúde, Eduardo Iotti; o gerente adjunto da Regional da Emater, Eloi Paulo Portolan; o chefe do escritório Municipal da Emater, Rubem Hansen; o diretor da Escola Técnica Bom Pastor e administrador do CETANP, Adriano Fiorini; o coordenador do CETANP, Arnaldo José Basso; secretários municipais; demais autoridades e lideranças comunitárias.

Após o descerramento da fita inaugural e da placa, todos foram convidados a conhecer as instalações do Centro de Beneficiamento de Plantas Medicinais Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis. O espaço beneficia, atualmente, dez espécies de plantas medicinais.


Fonte:

Outras Notícias