conteúdo do menu
conteúdo principal
07/05/2020

Agentes de Trânsito atuam em Nova Petrópolis

Profissionais orientam e fiscalizam práticas de motoristas e pedestres

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis conta com dois agentes municipais de trânsito que orientam e fiscalizam as práticas de motoristas e pedestres, em âmbito Municipal, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Os profissionais, que foram chamados por meio de concurso público e ocupam cargos criados pela Lei Municipal nº 4.735/2018, atuam nas ruas da cidade no sentido de organizar e manter a boa conduta no trânsito. Dentre as atribuições dos agentes, destacam-se a fiscalização do cumprimento das normas federais de trânsito, com possibilidade de notificação e aplicação de multas a infratores, além do cumprimento das regras relacionadas à estacionamentos e paradas de ônibus.

Equipados com uniformes devidamente identificados, apito, talonário eletrônico e impressora portátil, os agentes municipais de trânsito cumprem uma carga horária de 44 horas semanais, atuando das 7h30min às 12h e das 13h12min às 17h30min, nas ruas de Nova Petrópolis. Caso necessário, os agentes, que possuem carteira de habilitação para conduzir veículos leves e motos, podem ser chamados para desempenhar suas funções também em horário noturno, bem como, em sábados, domingos e feriados.

Também são atribuições dos agentes de trânsito orientar ciclistas; auxiliar na coleta de dados estatísticos e em estudos sobre circulação de veículos e pedestres; lavrar ocorrências de trânsito e, quando necessário, providenciar a remoção de veículos de motoristas infratores; fiscalizar o cumprimento das normas federais de trânsito e relacionadas aos estacionamentos e paradas de ônibus, táxis, ambulância e veículos especiais; participar de projetos de orientação, educação e segurança de trânsito; vistoriar veículos em questões de segurança, higiene, manutenção e carga; conduzir veículos quando em serviço de fiscalização.

Cabe também aos agentes municipais de trânsito aplicar multas a infratores das leis previstas no Código Brasileiro de Trânsito. Aproximadamente 60% do valor das multas, que são registradas diretamente no sistema do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS), retorna para o Fundo Municipal de Trânsito de Nova Petrópolis. Os recursos obtidos com as penalidades só podem ser investidos em melhorias na área do trânsito, como aquisição de placas de sinalização, viaturas e materiais de campanhas de conscientização. Os projetos de investimentos pretendidos passam por avaliação do Conselho Municipal de Trânsito.

De acordo com o agente de trânsito, Paulo Schwantz, o trabalho desenvolvido, além de auxiliar na organização do trânsito, também colabora para a manutenção dos serviços de policiamento. “É importante destacar que a nossa ação, além de contribuir com a manutenção das boas práticas no trânsito, acaba servindo como um apoio ao trabalho realizado pela Brigada Militar, que pode fazer um patrulhamento ostensivo ainda mais eficaz”, disse.

Segundo o agente de trânsito Micael Cechet, a atuação do agente de trânsito também possui caráter instrutivo. “Faz parte do nosso trabalho conscientizar a população sobre  as regras de trânsito. Agimos no sentido de instruir o cidadão, lembramos as pessoas que elas possuem direitos e deveres. Com isso, evitamos intervenções com multas”, destaca.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Outras Notícias