conteúdo do menu
conteúdo principal
18/12/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Aluno da Escola Otto Hoffmann é premiado no Programa Agrinho 2019

Bruno Henrique Spengler venceu nas etapas Regional e Estadual do concurso

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As Escolas Municipais de Nova Petrópolis participaram do Programa Agrinho 2019, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), nos concursos de Desenho e Texto, cuja temática foi Meio Ambiente. Alunos do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental concorreram na categoria Desenho e os estudantes do 3º ao 9º Anos do Fundamental participaram na categoria Texto. Bruno Henrique Spengler, do 7º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otto Hoffmann, aluno da professora Paula Alessandra Schoeler, conquistou o 1º lugar nas etapas Regional e Estadual do concurso, na categoria Texto.

A entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira, 18 de dezembro, na Escola Otto Hoffmann. Bruno Henrique Spengler, acompanhado pelos pais Marli da Silva e Rogério Adair Spengler, recebeu uma bicicleta como prêmio pela conquista Regional e um notebook pelo 1º lugar na etapa Estadual. A professora Paula Alessandra Schoeler recebeu um aparelho de som portátil pela vitória Regional e um notebook pela conquista na etapa Estadual. A EMEF Otto Hoffmann recebe uma impressora como prêmio pelo destaque.

“O aluno Bruno está de parabéns, pois, teve sua redação como uma das 17 classificadas entre 38 cidades concorrentes na etapa Regional. E, posteriormente, Bruno foi o grande vencedor da sua categoria, na etapa Estadual, que teve quase 27 mil participantes em diversas categorias”, disse o supervisor Região Serra do SENAR-RS, Nilson Finger.

De acordo com Finger, o Programa Agrinho visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida por meio da educação. Por meio de revistas educativas com as aventuras dos personagens Agrinho, Aninha e Nando, os alunos e professores trabalham temas transversais às disciplinas escolares, como: saúde, meio ambiente, cidadania, trabalho e consumo. Em 2019, a temática do Programa Agrinho foi o Meio Ambiente.

O secretário Municicipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; a diretora da EMEF Otto Hoffmann, Elaine Schildt Beck; a supervisora dos Anos Finais, Maria Cristina Santana dos Santos Xavier; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis, Ari Boelter, e a vice-presidente da entidade, Mariana Marcon, também prestigiaram a solenidade de entrega da premiação ao aluno e à professora.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Confira a redação que conferiu premiação ao aluno Bruno Henrique Spengler:

 

Precisamos do Meio Ambiente

         O novo livro do Agrinho tem como tema a preservação do Meio Ambiente. Algo tão importante como isto, já deveria ser do conhecimento de todos. Mesmo assim é imprescindível ressaltar o seu valor.

         A revista mostra meios de ajudar a natureza e causar menos poluição: reciclagem, reduzir o uso de plástico e aumentar o consumo de produtos biodegradáveis ou que tenham uma durabilidade maior são exemplos citados. Apresenta a ideia das personagens principais de criar um canal, que faz vídeos mostrando às pessoas como cuidar melhor do planeta. Uma ideia simples, mas que teria grande repercussão, se fosse aplicada no mundo real.

         Temos que nos inspirar neste material. Tenho lembranças do 6º ano, de quando uma professora, enquanto caminhava até a escola, levava consigo uma sacola na qual carregava todo o lixo que encontrava no caminho. Ela achava tanta porcaria na rua, que ao chegar no seu destino, a sacola estava cheia.

         Precisamos ter como exemplo pessoas assim. A Terra está coberta de lixo e devemos tomar todo cuidado com ela. Sei que pode parecer difícil, liquidar toda tranqueira que existe aqui, mas sei que se todos colaborarem e seguirem o modelo do Agrinho, tudo poderá diminuir e muito. Como já dizia José Lutzenberger, ambientalista gaúcho: “lixo só é lixo se estiver no lugar errado. Se estiver no local certo, é insumo”.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Outras Notícias