conteúdo do menu
conteúdo principal
06/02/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Ano letivo 2020 inicia dia 18 de fevereiro em Nova Petrópolis

Educadores terão momento especial de formação no dia 11 de fevereiro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O dia 18 de fevereiro, terça-feira, marca o início das aulas nas redes Municipal, Estadual e particular de Ensino Fundamental (EMEFs) e Médio em Nova Petrópolis. A movimentação na Educação do Município, porém, iniciou ainda em janeiro de 2020, com a retomada das atividades nas Escolas Municipais de Educação Infantil.

Aproximadamente 150 profissionais que atuam na Educação Infantil de Nova Petrópolis participaram da Formação Pedagógica realizada no Plenarinho da ACINP nos dias 20 e 21 de janeiro. Professoras, equipes diretivas, técnicas e auxiliares de desenvolvimento infantil, assistiram palestras e participaram de atividades em grupo durante a qualificação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. 

Oito Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) retomaram as atividades no dia 22 de janeiro em Nova Petrópolis. Aproximadamente 1.100 crianças de 0 a 6 anos voltaram para as salas de aula e são atendidas por 150 profissionais da Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling, equipes diretivas e funcionários das Escolas Municipais de Educação Fundamental retomaram as atividades no dia 3 de fevereiro, atuando nos preparativos para receber alunos e professores nas instituições de ensino. “Nos dias 4 e 5 de fevereiro, foi realizada formação pedagógica para coordenação pedagógica das EMEIs e EMEFs. No dia 7, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental Municipal terão reunião de trabalho com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz”, pontuou a pedagoga.

A abertura oficial do ano letivo 2020 para os professores será realizada terça-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 8h, no Plenarinho da ACINP, com formação específica, além das mensagens de boas-vindas das autoridades Municipais.

Dia 11, às 9h, haverá palestra sobre “Inserção da tecnologia na caminhada docente. Como instituir processos de inovação na formação pedagógica?”, com a professora Dra. Débora Conforto (UFRGS). Às 10h30min, o professor Vanderlei Kriesang (ISEI) abordará a temática “Como usar as ferramentas tecnológicas na nossa  prática da sala de aula”. Na tarde de 11 de fevereiro, na EMEF Otto Hoffmann, serão realizadas oficinas de planejamento do ano e específicas na área de atuação dos professores; esta programação que se repete dia 12, quarta-feira.

Os dias 13, 14 e 17 de fevereiro serão reservados para as atividades independentes de cada instituição de ensino, que antecedem o início das aulas, marcado para 18 de fevereiro de 2020.

Escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem melhorias

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, ressalta que as expectativas para o início do ano letivo são muito positivas. “Nova Petrópolis tem mais de 3.800 estudantes e 175 educadores Municipais voltando às atividades plenas no dia 18 de fevereiro. Iniciaremos o ano letivo com quadro de professores completo, escolas estruturadas e prontas para recepcionar os estudantes”, disse.

Na Educação Infantil, a Administração Municipal concluiu as ampliações da EMEI Pinguinho de Gente e licitou, recentemente, a ampliação da EMEI Ottinho, ambas no Bairro Pousada da Neve; também está em fase licitatória a ampliação da EMEI Jacob Jaeger, no Pinhal Alto. O Município também irá realizar as reformas de banheiros no Colégio Estadual Padre Werner, em fase de licitação. “Além disso, intensificamos os esforços junto ao MEC-FNDE para liberação de recursos para construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil na Linha Imperial”, antecipou Lawrenz. No Ensino Fundamental, está em fase de conclusão as obras de ampliação da Escola Pedro Beck Filho, na localidade de Linha Temerária, e da Escola Augusto Guillherme Gaedicke, no Bairro Vale Verde. “Estamos trabalhando nos últimos ajustes do projeto de ampliação da Escola Luiz Loeser, na localidade de Vila Olinda”, pontuou o secretário Municipal.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles/Arquivo | Comunicação PMNP

Outras Notícias