conteúdo do menu
conteúdo principal
10/09/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

CAPS Vida Nova promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ocorre em 10 de setembro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

No mês de prevenção ao suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova promove ações que envolvem os servidores públicos, os usuários e a comunidade. Capacitações, visitas domiciliares e entrega de materiais alusivos ao Setembro Amarelo fazem parte da programação proposta pelo espaço de saúde mental de Nova Petrópolis. A data que marca a conscientização e alerta dos órgãos de saúde e da comunidade é 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“Falar sobre o suicídio é fundamental e esse diálogo proporciona novas perspectivas e alerta à comunidade. O trabalho realizado pelos profissionais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova é muito importante para que os usuários e a comunidade aprendam a reconhecer e gerenciar as emoções que contribuem para o enfrentamento das adversidades da vida de maneira saudável. Todo momento é oportuno para falar sobre o suicídio, mas, durante o mês alusivo à prevenção, convidamos todos para uma ação de empatia e diálogo com o outro. Converse e, se precisar, peça ajuda!”, enaltece a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires.

A coordenadora do CAPS Vida Nova, Carina Corrêa da Silva, destaca a importância da atuação da equipe do Centro de Atenção Psicossocial durante a pandemia. “Mantemos os atendimentos dos nossos pacientes de maneira segura e com todas as medidas de proteção da equipe e dos usuários e disponibilizamos um contato por Whatsapp para facilitar o contato da população. Quero agradecer a todos os servidores que se dedicam para acolher e tratar os usuários do CAPS e que apoiam as ações de prevenção e escuta do sofrimento decorrente dos problemas psicossociais”, enfatiza Carina.

No dia 28 de agosto, a equipe de profissionais do CAPS participou do III Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio. O evento online e gratuito teve como tema “Prevenção do suicídio: hora da ação” e abordou questões importantes sobre o modo de operação das equipes de saúde nas atividades preventivas e de tratamento de doenças que causam o suicídio.

No dia 16 de setembro, a equipe assistirá o filme “No portal da eternidade” para um debate saudável sobre sofrimento psíquico. Questões referentes ao papel da equipe de saúde mental, o que fazer frente ao próprio sofrimento e sobre o impacto da pandemia na intensidade desses sentimentos devem ser trabalhadas pelo grupo de profissionais.

Durante o mês de setembro, a equipe do CAPS fará a entrega de “Sementes do Cuidado” com mensagem alusiva ao Setembro Amarelo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e outros pontos de atenção à saúde do Município.

Os usuários do CAPS receberão um “Kit Setembro Amarelo” em suas residências. As sacolas confeccionadas pelos profissionais da equipe com material reciclado irão conter atividades de estimulação cognitiva para os usuários das oficinas, sementes de girassol para plantio e mensagem alusiva ao Setembro Amarelo. Junto com o kit também será enviada uma imagem da obra de Van Gogh para colorir com lápis de cor; a peça personalizada pelos usuários será exibida no CAPS.

O Centro de Atenção Psicossocial é um espaço de saúde voltado para o atendimento de pessoas em todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive, pelo uso de substâncias psicoativas. O CAPS tem como objetivo a promoção e prevenção da saúde mental e psíquica, sendo um substitutivo de hospitais psiquiátricos e dos métodos aplicados em antigos hospícios e manicômios.

O CAPS Vida Nova conta com uma equipe formada por cinco psicólogos, dois psiquiatras, uma assistente social, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e dois auxiliares de serviços gerais. Além disso, as UBS de Nova Petrópolis oferecem atendimento psicológico com profissionais da rede de atenção básica de saúde. O CAPS está localizado na Avenida Padre Affonso Theobald, 941 – Centro. Entre em contato pelo fone (54) 3281-3712 ou 3281-2087 ou pelo WhatsApp através do link https://wa.me/555432812087

Mais informações no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos.

 

Foto: Carina Corrêa da Silva | CAPS PMNP

Outras Notícias