conteúdo do menu
conteúdo principal
25/05/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

CAPS Vida Nova reorganiza atendimentos em Nova Petrópolis

Centro de Atenção Psicossocial presta apoio à comunidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Em tempos de distanciamento social e aumento de tensão e estresse decorrentes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, é fundamental que haja um cuidado especial em relação à saúde mental de toda população. Neste período pode ocorrer um aumento de crises e sofrimento, o que requer cuidados adicionais por parte das equipes de saúde do território. No entanto, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados neste momento serão classificados como doenças, podem ser reações normais diante de uma situação atípica.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova de Nova Petrópolis, os casos permanecem sendo discutidos entre os profissionais do serviço e a atenção é ofertada de acordo com a necessidade de cada um. Atualmente, estão vigentes determinações para evitar aglomerações e, por isso, os atendimentos em grupo continuam suspensos. São realizadas visitas domiciliares aos usuários do serviço que necessitam de cuidado intensivo e semi-intensivo, além de acompanhamento telefônico semanal com estes e/ou com seus familiares.

Aqueles que não fazem parte dos grupos de risco mais suscetíveis à COVID-19 são atendidos individualmente no CAPS. Também são realizados acolhimentos diários e suporte às pessoas em situação de crise e urgência psiquiátrica. Para que tais atendimentos ocorram são observadas todas as medidas necessárias indicadas pelas autoridades sanitárias, tanto nas atividades assistenciais realizadas no CAPS, quanto nas que são realizadas no território. Também seguem sendo ofertadas as medicações psiquiátricas indicadas disponíveis na farmácia do Município. Durante este período, o CAPS ofertou os primeiros cuidados psicológicos, uma modalidade de apoio em saúde mental, aos trabalhadores das equipes de saúde do Município.

A equipe de saúde mental de Nova Petrópolis procura trabalhar em rede, articulando a atenção oferecida juntamente com outras instituições do Município, como as  Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Ministério Público, Hospital Nova Petrópolis, entre outras. Pessoas que estão em crise ou em sofrimento psíquico e também pessoas que apresentam dificuldades e/ou problemas em decorrência do uso de substâncias psicoativas e desejam tratamento, podem buscar acolhimento em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência (atenção básica) ou no CAPS (atenção especializada).

Entre em contato com o CAPS I Vida Nova pelos telefones: (54) 3281-3712 ou 3281-2087. O endereço é Avenida Padre Affonso Theobald, 941. Centro.

 

Semana de Luta Antimanicomial

Nos últimos anos, durante o mês de maio, o CAPS Vida Nova organizou a Semana de Luta Antimanicomial para lembrar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado digno, humanizado e em liberdade às pessoas que apresentam algum tipo de transtorno metal ou que fazem abuso de substâncias psicoativas. Neste ano, em razão da pandemia, tais atividades não puderam ser realizadas.

18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é uma luta constante no trabalho em saúde mental para que não haja retrocesso quanto ao tratamento dos portadores de transtorno mental. O Movimento da Luta Antimanicomial teve início na Itália em 1961 e, no Brasil, na década de 1970, quando trabalhadores da saúde denunciaram abusos cometidos em instituições psiquiátricas, além da precarização das condições de trabalho.

“Esse movimento faz lembrar que, como todo cidadão, as pessoas em sofrimento psíquico têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos”, disse a coordenadora do CAPS Vida Nova, Maristela Federhen.

Em 1992 foram criados os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como alternativas ao tratamento em manicômios. Nos CAPS são oferecidos tratamentos intensivos, semi-intensivos e não-intensivos, preferencialmente em grupo, priorizando a autonomia e o protagonismo da pessoa atendida, a promoção de sua saúde e qualidade de vida e sua reinserção familiar, no trabalho e na comunidade.

Em Nova Petrópolis, anteriormente à abertura do Serviço de Saúde Mental, os habitantes eram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde apenas em momentos de crise, surto ou quando estavam sob efeito de alguma substância psicoativa, geralmente álcool. Quando algum quadro de sofrimento mental se mostrava agravado, médicos clínicos e outros profissionais de saúde remetiam esse indivíduo para a internação psiquiátrica fora do Município, onde, por vezes, permaneciam por longos períodos, tendo acesso a formas de tratamentos hoje questionadas e algumas até já extintas. Em 3 de junho de 1998, Nova Petrópolis inaugurou sua primeira unidade específica de atendimento à saúde mental, o Centro Comunitário de Atenção Psicossocial (CCAPS) e, no ano de 2005, o serviço foi reestruturado para Centro de Atenção Psicossocial - CAPS-I Vida Nova.

O objetivo geral do CAPS I Vida Nova é oferecer um serviço de saúde mental especializado, aberto à comunidade, que ofereça assistência a pessoas portadoras de transtornos mentais moderados e graves, persistentes, a pessoas em crise ou ideação suicida, com ou sem histórico de internação psiquiátrica, e também a pessoas que apresentam dificuldades e/ou problemas em decorrência do uso de substâncias psicoativas.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Outras Notícias