conteúdo do menu
conteúdo principal
30/03/2013

Secretaria de Administração

Colheita da Macela movimenta interior de Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 A colheita da Macela aconteceu nesta sexta-feira, (29) em Nova Petrópolis com saída às 5h30 da manhã, do Parque do Imigrante, onde os caminhantes foram transportados por um ônibus cedido pela prefeitura até a Linha Imperial. Em frente à sociedade Linha Imperial, mais pessoas aguardavam o grupo para iniciar a caminhada.

Aproximadamente 67 pessoas participaram do mutirão, que reuniu crianças a partir dos 06 anos de idade até idosos com 70 anos. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Uaná Ecoturismo. Antes de iniciar a caminhada com percurso a ser percorrido de 10km, o grupo foi instruído pelos organizadores que passaram algumas informações do trajeto e todos fizeram o alongamento. Tudo pronto e pé na estrada, a procura da Macela, que segundo a crença religiosa deve ser colhida antes do nascer do sol, pois acreditam que o orvalho da manhã, do dia da morte de Jesus Cristo abençoa a erva, aumentando sua eficácia. Cada caminhante saiu preparado com sua sacola ou cesta para guardar a Macela, a caravana passou pelo Morro da Fome e seguiu em direção a Nove Colônias, encerrando o trajeto de 10 km, na RS 235, acesso para Nove Colônias. Durante o percurso os caminhantes puderam desbravar e apreciar as belas paisagens existentes no interior de Nova Petrópolis. Alguns mais adiantados outros foram ficando pelo caminho, logo nos primeiros quilômetros pode-se encontrar a flor de Macela, nos morros ou barrancos algumas com difícil acesso, mas não foi motivo para impedir que a colheita fosse feita. De acordo com Sofia Berwian, se embrenhar no meio dos capins encontrados no barranco não foi motivo de desistir para pegar a Macela ainda molhada do orvalho. “Dizem que o chá tem que ser colhido na sexta-feira Santa, com o orvalho da manhã para sua eficácia,” ressaltou. Para alguns caminhantes a colheita não foi um dos motivos para acordar cedo, mas sim a caminhada. É o que afirma Sirlei Thile, que fez a colheita pela primeira vez. “Eu vim participar mais pela caminhada do que para colher a Macela,” contou.

De acordo com uma das organizadoras do evento Angela Cruz, a caminhada foi um sucesso, houve a participação de muitas pessoas. “Não esperávamos tantas pessoas, o clima também colaborou com um dia de sol lindo,” ressaltou. A organizadora ainda garantiu que o grupo Uaná Ecoturismo tem o interesse de dar continuidade ao evento para o próximo ano.

 


Fonte:

Outras Notícias