conteúdo do menu
conteúdo principal
13/04/2016

Combate ao Aedes aegypti prossegue em Nova Petrópolis

Mais de 4.400 imóveis foram vistoriados durante o mês de março...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O trabalho de enfrentamento à Microcefalia, que tem o objetivo de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, segue até o dia 30 de junho. No mês de março 4.425 imóveis foram vistoriados em toda a zona urbana de Nova Petrópolis, área que abrange da Vila Olinda até o Vale Verde.

Segundo a Vigilância Ambiental em Saúde, aos poucos, a população está se conscientizando sobre a importância do combate ao vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A Vigilância Ambiental em Saúde esclarece que águas sujas ou com alta carga de material orgânico, como valos de esgoto, açudes, lagos, poças d’água e banhados não são potenciais criadouros do Aedes aegypti. Seu habitat é o ambiente urbano, nas casas e próximo das pessoas. Esse mosquito tem preferência por depósitos artificiais, como vaso de planta, tonel, pneus, balde, etc.

Nos banhados e terrenos baldios com vegetação (árvores, mato, grama) com água parada, pode ocorrer a criação do mosquito comum, pois, sua espécie é adaptada àquele ambiente, mas, nesse local também são encontrados sapos, aranhas, passarinhos, que são predadores naturais de mosquitos.

No sábado, 09 de abril, durante o Dia da Saúde da Família, a Vigilância Ambiental prestou informações na Rua Coberta. Nos meses de abril e maio todas as escolas do Município receberão palestra sobre o combate ao Aedes aegypti.

É fundamental que a comunidade elimine qualquer objeto capaz de acumular água limpa. Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação de toda a população. Faça a sua parte, elimine criadouros do Aedes aegypti.

Desde 2012, Nova Petrópolis mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade deve ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.


Fonte:

Outras Notícias