conteúdo do menu
conteúdo principal
26/10/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

EMEI Jacob Jaeger desenvolve projeto intitulado “Unidos pelas cores da cultura germânica”

Profissionais de Educação Infantil de Nova Petrópolis realizam atividades interdisciplinares durante a pandemia

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente local tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), por exemplo, as equipes estão encaminhando atividades sugestivas aos pequenos alunos e realizando ações para estimular as funções cognitivas das crianças, além de fortalecer vínculos com as crianças e integrar a comunidade, mesmo à distância. A equipe pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jacob Jaeger, localizada no Pinhal Alto, desenvolveu um projeto coletivo e interdisciplinar intitulado “Unidos pelas cores da cultura germânica”.

A ideia desse projeto surgiu a partir do questionamento de qual ação despertaria a integração de toda a comunidade escolar. Como no mês de setembro ocorre a tradicional Festa de Kerb, evento que envolve os moradores da localidade do Pinhal Alto e arredores, bem como as famílias de alunos e funcionárias da escola, viu-se a oportunidade de relacionar o projeto coletivo e interdisciplinar com os festejos do Kerb, e desafiar a todos, independentemente de suas etnias, a criar, pensar e participar de momentos de descontração no convívio familiar e na comunidade.

O projeto “Unidos pelas cores da cultura germânica” teve como principal objetivo fortalecer os vínculos afetivos de forma significativa, desenvolvendo valores éticos na educação infantil, aliando diversão, conhecimento e aprendizagens entre toda a comunidade escolar: professores, funcionárias, famílias e alunos; bem como a integração, mesmo que virtual, por meio da valorização da cultura local, e da participação em diversas atividades relacionadas à tradicional Festa do Kerb, e o conhecimento e a divulgação desse fato histórico.

Inicialmente foi divulgado um vídeo com a participação da 2ª Princesa do Kerb Im Tannenwald e funcionária da EMEI Jacob Jaeger, Bárbara Aline Adams, falando do projeto e convidando toda a comunidade escolar a participar das propostas e da valorização histórica da Festa do Kerb, independente da família pertencer à cultura alemã ou a outras culturas.

Diversas atividades relacionadas à cultura alemã, envolvendo ornamentação da escola e das casas, vestuário, dança, música, jogos germânicos e competições, gastronomia, festejos, hábitos, artesanato e vivências foram planejadas pela equipe pedagógica e enviadas às famílias pelo grupo de WhatsApp e disponibilizadas no ambiente de aprendizagem virtual, a plataforma AVA, abordando os campos de experiências especificados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a interdisciplinaridade com as aulas de Língua Alemã, Educação Física, Artes e Música.

No encerramento do projeto “Unidos pelas cores da cultura germânica” foi organizado um cronograma de dias diferentes, por turma, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à COVID-19, onde os alunos, acompanhados de um familiar, passaram na escola para fazer uma foto no cenário do Kerb e amenizar um pouco da saudade.

O projeto foi elaborado pela direção e professores da EMEI Jacob Jaeger, Márcia Maria Andrighetto Ritter, Vera Maria Schaab Diering, Elisângela da Silva Loesch, Claci Mariza da luz Konradt, Jose Kelli Reinheimer, Maristela Camila Birck, Bárbara Aline Adams, Deise Angélica Birk Negri, Felipe da Silva Boes, Isabel Cristina Neumann Grings, Jéssica Fernanda Schmitz Coelho e Sabrina Tatiana Adam.

“O projeto coletivo e interdisciplinar "Unidos pelas cores da cultura germânica" envolveu toda a comunidade escolar. Crianças, famílias, professores, funcionárias, Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM) e Conselho Escolar tiveram uma participação fantástica e a presença de todos no encerramento do projeto, vindo até a escola, dentro do cronograma organizado, superou nossas expectativas”, agradeceu a diretora da EMEI Jacob Jaeger, Márcia Maria Andrighetto Ritter.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP

Outras Notícias