conteúdo do menu
conteúdo principal
05/02/2024

Secretaria de Administração

Emissão de carteiras de identidade aumenta 300% no Posto de Identificação do IGP de Nova Petrópolis

Mais de 400 pedidos foram registrados no mês de janeiro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Posto de Identificação do IGP de Nova Petrópolis registrou aumento expressivo de 300% na emissão de carteiras de identidade, no mês de janeiro de 2024. De acordo com os dados do serviço ligado à Prefeitura Municipal, 402 pedidos foram registrados, ocasionando sobrecarga nos agendamentos e ampliação no tempo de espera pelo documento.

Conforme observou o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional, Márcio Seefeld, que está à frente desse serviço e do FGTAS/Sine, esse aumento na emissão de nova via da identidade pode ter sido motivado pela atualização do modelo nacional. “A população entendeu que precisava solicitar o novo documento, mas ele tem validade de dez anos, então, se a última emissão ainda não completou esse tempo, não há necessidade de atualizá-lo”, explica.

O aumento no atendimento a pessoas de outros municípios gaúchos foi mais uma situação verificada com o incremento das emissões da identidade. A equipe do Posto de Identificação de Nova Petrópolis percebeu a procura de cidadãos de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, por exemplo, pelo serviço local. “Possivelmente isso aconteceu para tentarem reduzir o tempo de espera pelo novo documento”, diz o Márcio Seefeld.

 

Conheça a nova identidade

A Carteira de Identidade Nacional foi lançada pelo Governo Federal em julho de 2022, passando a ser emitida a partir de agosto do mesmo ano no Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e no restante dos estados brasileiros até o final de 2023. O documento unifica os números de registro civis e visa impedir identidades com numerações diferentes, além de possuir versão impressa e digital – tal a Carteira Nacional de Habilitação.

É importante ressaltar que o último modelo do documento tem validade até 2032, portanto, não é preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo. Caso a versão que o cidadão possui atingir a validade de dez anos, poderá solicitar a emissão do novo documento sem custo algum.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias