conteúdo do menu
conteúdo principal
28/04/2013

Secretaria de Administração

Encontro Cultural com a presidente da IOV Brasil em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 Membros do Conselho da Cultura de Nova Petrópolis estiveram reunidos na última sexta-feira (26) na Torre de Informações da cidade para um importante bate papo Cultural. O encontro contou com a presença do secretário-adjunto do Turismo, Indústria e Comércio Rodrigo dos Santos, a presidente da IOV Brasil e secretária executiva regional da IOV do Sul Professora Terezinha Pasqualini Miquilin, representante do Conselho Municipal da Cultura e secretária IOV Brasil/RS Carla Cristiane Ferreira, estiveram presentes também a comunidade Cultural. O bate papo teve como objetivo de conhecer a organização da IOV, uma ONG que tem relações com a Unesco, possui 3000 mil membros e está presente em cerca de 180 países. A professora Terezinha Pasqualini Miquilin, deu início ao bate papo, ressaltando que a identidade deve ser preservada, as raízes que nossos antepassados nos deixaram, e Nova Petrópolis desenvolve esse trabalho, cada país deve buscar manter a sua cultura a despeito da globalização. “A IOV é um grupo que trabalha para a valorização e preservação da cultura, a cultura e identidade está na história, nos trajes, e a dança folclórica é o celeiro para todas as culturas,” ressaltou.  O secretário-adjunto do Turismo, Indústria e Comércio Rodrigo dos Santos, destacou a importância de se promover esses encontros para expor as idéias, e colocou a secretaria de Turismo a disposição para alavancar esses tipos de eventos. “O Festival está completando 41 anos porque a comunidade fez acontecer, é um evento de todos, onde cada um tem as suas vertentes de história,” disse.

 A cultura engloba diferentes etnias, identidades enraizadas em cada história de um povo oriundo de diversos países. De acordo com a representante do Conselho Municipal da Cultura e secretária da IOV Brasil/RS Carla Cristina Ferreira, o encontro foi uma troca de idéias onde o fortalecimento da comunidade cultural e um maior conhecimento da organização. Para o diretor de Eventos Culturais Éderson dos Santos, o debate cultural teve a importância de agregação de informações. “A cultura só tem a crescer com esses encontros, onde reúnem e são discutidas diferentes idéias voltadas a cultura,” enfatizou.

A representante da IOV Brasil levantou a possibilidade de um Seminário para 2014, em parceria com a UNESCO a ser realizado em Nova Petrópolis para levar e mostrar ao mundo a cultura local. Após o termino do encontro os participantes foram convidados a saborear o carreteiro de charque cardápio da culinária típica Gaúcha.

 


Fonte:

Outras Notícias