conteúdo do menu
conteúdo principal
28/09/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Otto Hoffmann promove projeto interdisciplinar “Receitas de Família”

Profissionais das escolas de Nova Petrópolis desenvolvem ações de ensino remoto durante a pandemia

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, do Bairro Pousada da Neve, desenvolveram a atividade interdisciplinar “Receitas de Família”. Os trabalhos foram aplicados aos alunos do 6º ao 9º Anos, no período de 3 a 30 de agosto.

A atividade “Receitas de Família” integra o projeto interdisciplinar “Livro de Receitas” realizado pela Escola Otto Hoffmann e destinado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A atividade envolveu as disciplinas de Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, Língua Alemã, Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Além disso, foram realizadas atividades com enfoque em alimentação saudável e sobre o Pretzel – um tipo de pão em forma de nó, é seco, estaladiço, habitualmente assado e salgado, muito popular entre as populações de língua alemã.

Segundo o corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, este foi o segundo projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores junto aos alunos, dando continuidade ao Projeto Pão por meio da pesquisa de receitas familiares. Durante o Projeto Pão, os alunos fizeram seu próprio pão, filmaram e fotografaram sua produção, além de curtirem e criarem uma coreografia sincronizada com o auxílio de uma música com a temática do projeto.

“Comida fresca de verdade e com sabor de laço afetivo – de família! Pensando na situação em que nos encontramos, estando em casa, no alimento diário da vida de quase toda a humanidade e lembrando que você já colocou a mão na massa no projeto Fazendo Pão, que tal escolher uma receita bem familiar e resgatá-la, realizando-a e escrevendo sobre sua história e origem? O prato de cada família irá fazer parte de um Livro de Receitas!”, expôs o descritivo da proposta enviada aos alunos.

A atividade “Receitas de Família” foi desenvolvida a partir do seguinte processo: pesquisa com familiares sobre as receitas tradicionais, pesquisa aprofundada sobre a origem desta receita (local, etnia, cultura, etc); escrita sobre momentos marcantes da família com a degustação deste prato escolhido e o que a receita significa para o aluno, e execução da receita escolhida.

O “Livro de Receitas” que os alunos estão produzindo será ao estilo antigo e terá uma apresentação das receitas super original, com os alunos fazendo tudo a mão. Nas páginas deverão constar: título da receita; texto de apresentação com a origem, etnia, história, curiosidades; lista de ingredientes e suas quantidades; modo de fazer (passo-a-passo) e ilustrações (desenhos).

Para acessar os vídeos das Receitas em Família produzidos pelos alunos, acesse: bit.ly/2S7I9bO

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP

Documentos

Outras Notícias