conteúdo do menu
conteúdo principal
17/11/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escolas Bom Pastor e Pedro Beck Filho realizam atividades de interação online durante a pandemia

Objetivo das atividades realizadas foi desenvolver a aprendizagem de forma criativa

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Bom Pastor e Pedro Beck Filho realizaram encontros online e lives para desenvolver a aprendizagem e a criatividade dos estudantes.

Uso do Mapa Mental como técnica de estudo

A EMEF Pedro Beck Filho promoveu um encontro remoto com a professora Thâmara Uchoa, do Piauí, graduada em Letras Português-Espanhol, cursando pós-graduação em Psicopedagogia e diretora do Centro de Leitura e Escrita Infantil (CLEI). A professora Thâmara, juntamente com a professora de Língua Portuguesa, Mirna Alves da Silva, realizaram uma integração online com os alunos do 5º ao 9º Anos, explicando o uso do Mapa Mental como técnica de estudo. Os estudantes aprenderam a fazer um Mapa Mental com as regras ensinadas pelas professoras, além de compreenderem a importância do uso dessa técnica nos estudos.

Para visualizar os mapas mentais e os feedbacks de alunos e professores que participaram desse momento, acesse o link: https://padlet.com/alannanunes2/n9vjzzg0ppk8aoac.

Encontros online com convidados internacionais

O corpo docente da EMEF Bom Pastor realizou um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Ensino Religioso, Geografia, Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Para dar conta dos desafios de aprendizagem impostos pela pandemia causada pelo novo coronavírus e para que os estudantes pudessem aprender de forma mais prazerosa os conteúdos, a escola promoveu duas lives, convidando os estudantes e à comunidade escolar para participarem desses momentos.

O primeiro encontro online ocorreu no dia 21 de agosto, com os professores Jaime Muro Llosa e Letícia Staudt Schallenberger, do Peru. A segunda live ocorreu no dia 2 de outubro, com o casal Rita de Araújo Folador e Lee Sengjae, da Coreia do Sul. Ambos os encontros foram realizados pelo YouTube. Os convidados destacarem sobre os países onde residem e falaram sobre aspectos geográficos, ambientais, religiosos, culturais e linguísticos. Além disso, responderam perguntas do chat realizadas pelos estudantes e pelos demais participantes.

Após os encontros, os estudantes receberam, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as atividades que deveriam ser realizadas a partir da compreensão dos relatos de experiências dos convidados. Os alunos do 6º e 7º Anos produziram um texto narrativo, instigando a criatividade e a autonomia na escrita. As turmas do 8º e 9º Anos responderam um questionário com perguntas referentes aos encontros.

O objetivo das atividades foi propiciar aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre a realidade do Brasil diante de outras realidades neste período de pandemia, além de possibilitar que os alunos conhecessem sobre a língua, a cultura, a história, a religiosidade, o meio ambiente e a localização de outros países.

Para visualizar a live realizada com professores Jaime Muro Llosa e Letícia Staudt Schallenberger, do Peru, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=631PNVjQVMI.

O encontro online realizado com o casal Rita de Araújo Folador e Lee Sengjae, da Coreia do Sul, pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=ev5ZZtxqxbw.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP

Outras Notícias