conteúdo do menu
conteúdo principal
21/09/2016

Secretaria de Administração

Extinção da Chama Crioula encerra Semana Farroupilha 2016

Evento tradicionalista reuniu prendas e peões e mostrou o melhor da cultura gaúcha...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

“Viva a tradição gaúcha dos campeiros do Brasil”, a letra do Hino Tradicionalista do Rio Grande do Sul remete à súmula dos Festejos Farroupilhas 2016 em Nova Petrópolis. A Semana Farroupilha encerrou no dia 20 de setembro, Feriado Farroupilha, no Centro de Tradições Gaúchas - CTG Pousada da Serra, com a extinção da Chama Crioula.  

O vice-prefeito Municipal em Exercício, Gregor Hermann; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e o patrão do CTG, Norberto Schumann participaram da programação do evento e da solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas. “A cada 20 de setembro, os gaúchos celebram os ideais farroupilhas: a liberdade, a igualdade e a humanidade e enaltecem a cultura do Sul com os Festejos Farroupilhas”, declarou o vice-prefeito Municipal em Exercício, Gregor Hermann.

Os 11 cavaleiros que trouxeram a Chama Crioula de Triunfo para Nova Petrópolis no dia 13 de setembro, foram convidados para extinguir a chama. O fogo que arde e aquece a Semana Farroupilha foi apagado com uma cuia e, desejos de que a tradição se fortaleça a cada 20 de setembro foram proferidos pelos tradicionalistas. A Chama Crioula percorreu, aproximadamente, 160 quilômetros em sete dias para chegar no Município.

Ainda no dia em que se comemora a Revolução Farroupilha, o CTG Pousada da Serra reuniu tradicionalistas e apaixonados pela cultura gaúcha no Desfile Farroupilha realizado no dia 20 de setembro, na Avenida 15 de Novembro. Cavaleiros, prendas e peões, pilchados e a cavalo demonstraram o orgulho de suas origens e o amor por esta terra. O desfile contou com a presença do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis e Brigada Militar.

O patrão do CTG Pousada da Serra agradeceu a todos os envolvidos na organização e desenvolvimento da Semana Farroupilha 2016. “Agradeço às Invernadas Artísticas do CTG Pousada da Serra, aos cavaleiros que trouxeram a Chama Crioula, aos quatro apoios que auxiliaram o transporte da centelha e a Prefeitura de Nova Petrópolis pela parceria na realização dos Festejos Farroupilhas”, ressaltou Norberto Schumann. Segundo a patronagem do CTG, o evento foi um sucesso. “O público foi ótimo durante toda a Semana Farroupilha”, destacou Schumann.

A Noite Cultural foi um momento especial durante a programação do evento. O momento de encontro de invernadas foi realizado no dia 17 de setembro, no CTG Pousada da Serra com apresentações de canto, dança e declamações de poesias. Prendas e peões encantaram o público que lotou o CTG para prestigiar o talento de crianças, jovens e adultos que cultivam a tradição gaúcha. O evento contou com a participação de integrantes da 27ª Região Tradicionalista.

“A celebração da tradição, dos costumes do povo do sul do Brasil e o encontro de gerações que mantêm viva a herança cultural foi o objetivo principal da Semana Farroupilha”, destacou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. A Semana Farroupilha 2016 foi realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas – CTG Pousada da Serra.

 


Fonte:

Outras Notícias