conteúdo do menu
conteúdo principal
17/11/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Farmácia Municipal de Nova Petrópolis é inaugurada

Serviço concentra a distribuição de medicamentos na rua 7 de Setembro, 350, ao lado da Prefeitura

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

Foi inaugurada na quinta-feira, 16 de novembro, a Farmácia Municipal de Nova Petrópolis. O serviço funciona na Rua 7 de Setembro, 350, ao lado da Prefeitura, e foi instalado com o apoio do Governo do Estado através do programa Cuidar +. O novo serviço qualifica ainda mais a assistência farmacêutica prestada aos cidadãos, além de concentrar a dispensação dos medicamentos na cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, que destacaram a importância do projeto e do quanto toda a Administração Municipal se empenhou para oferecer a comunidade nova-petropolitana um espaço organizado, de fácil acesso e qualificado.

O vice-prefeito Martim afirmou que toda a mudança gera impactos, mas que a instalação da nova farmácia atendeu a orientações enviadas pelos conselhos regionais de Farmácia e de Enfermagem. “Fomos notificados sobre a necessidade de que medicamentos fossem entregues aos pacientes com a devida orientação de profissionais farmacêuticos”, explicou. Como não há farmacêuticos suficientes na rede pública para viabilizar a dispensação nos postos de saúde, o Município optou por organizar isso em um único local.

O prefeito Jorge Darlei Wolf agradeceu a parceria do Governo do Estado pelo envio do recurso de R$ 100 mil para a instalação da farmácia, e destacou que esse apoio tem vindo em diversas áreas. Ele enalteceu o trabalho de todos os servidores envolvidos na obra, desde a equipe da Secretaria de Planejamento que projetou e executou as melhorias no prédio, até do Horto Municipal que se responsabilizou pela jardinagem dos acessos.

Martim e Darlei também pediram a colaboração dos servidores para esclarecer os munícipes sobre as mudanças com a centralização dos medicamentos. “Precisamos mostrar para a nossa comunidade o verdadeiro sentido dessa obra, e será o nosso desafio. Temos de mostrar que na farmácia as pessoas terão um atendimento personalizado e vão receber o medicamento com uma segurança ainda maior”, disse o prefeito.

A representante do governo do Estado, coordenadora adjunta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, participou da cerimônia e falou da importância de ver os avanços que Nova Petrópolis está fazendo na saúde em prol de todos os munícipes, e se colocou à disposição para mais iniciativas.

A presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, também afirmou entender a importância do serviço e apoiou a ideia. Disse ainda que o Legislativo irá colaborar na divulgação à comunidade de Nova Petrópolis.

Na cerimônia foi apresentada a equipe que irá atender na Farmácia. Ela é formada pelos farmacêuticos Jorge Correa e Luciana de Oliveira e pela auxiliar de farmácia e técnica de enfermagem Elsa dos Santos, com o apoio da farmacêutica Nicole Spaniol.

Participaram da inauguração a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; o responsável pela assistência farmacêutica da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gelson Iob; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Zelízio dos Santos; secretários e servidores municipais; e o vereador Alexandre da Silva.

 

O que muda com a Farmácia Municipal

A UBS Centro/Alpina e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) não fornecem mais medicamentos e orientam seus usuários a se dirigirem até a Farmácia, na Rua 7 de Setembro, 350, ao lado da Prefeitura. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia.

Nos postos de saúde do interior e dos bairros, a mudança na dispensação será gradativa, e já começou pelos medicamentos que necessitam de receita médica controlada e os antibióticos.

Além da dispensação mediante receita emitida na rede pública de saúde, no prédio da Farmácia Municipal também estarão concentradas as entregas de medicamentos que são resultado de processos judiciais e outros processos administrativos de medicamentos especiais e especializados encaminhados para a Secretaria da Saúde do Estado.

Os medicamentos distribuídos através da Farmácia Solidária serão disponibilizados para os usuários apenas na Farmácia Municipal, que também será a sede do projeto Farmácia Viva, com disponibilização de ervas, chás e outros materiais utilizados para fitoterapia e alopatia.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias