conteúdo do menu
conteúdo principal
21/02/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Feira do Livro de Nova Petrópolis concorre a Prêmio Internacional Cidades Educadoras

"Inclusão e democratização da cultura" é o tema da 3ª edição do prêmio disputado por integrantes do movimento Cidades Educadoras

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis está entre as 50 cidades de 11 países distintos que disputam o 3º Prêmio Internacional Cidades Educadoras, cuja temática em 2020 é "Inclusão e Democratização da Cultura". O reconhecimento será conferido a três experiências inovadoras de três Municípios diferentes do mundo todo que integram o movimento Cidades Educadoras. A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis representa a Serra Gaúcha na disputa pelo prêmio internacional.

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, realizada de 8 a 13 de outubro de 2019, teve o escritor nova-petropolitano, André Werkhausen Boone, como patrono do evento que surpreendeu os leitores da Serra Gaúcha com uma temática inspiradora: “Não há limites para quem lê”. A Cidade Jardim da Serra Gaúcha, Capital Nacional do Cooperativismo e agora também Cidade Internacional do Folclore no Brasil, transpôs as barreiras das diferenças e trabalhou fortemente a temática da inclusão em seus mais diversos aspectos durante o evento. O patrono André Werkhausen Boone, escritor cego de Nova Petrópolis, conferiu à feira o status de primeiro evento cultural do Brasil a ter um patrono com deficiência visual, condição reconhecida pela Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB).

O objetivo do prêmio é dar visibilidade internacional ao trabalho realizado pelas Cidades Educadoras, bem como, destacar boas práticas que podem ser uma fonte de inspiração para outros Municípios, na construção de ambientes mais educativos. Nesta 3ª edição, serão enfatizadas práticas que promovam o acesso à cultura, a contribuição e a participação de todas as pessoas e, em particular, dos grupos mais vulneráveis da vida cultural da cidade como meio de inclusão, promoção do sentimento de pertencimento e boa convivência. Assim como, nas boas práticas que contribuem para promover a diversidade cultural como fonte de inovação e desenvolvimento pessoal, social e econômico.

“Só de termos nossa candidatura aprovada entre os 50 projetos no mundo todo, já me sinto feliz. Isto mostra que levantamos bandeiras importantes em nossa cidade e estamos sempre trabalhando em prol da comunidade e de uma sociedade melhor”, comemora o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, coordenador da 24ª Feira do Livro, que teve o desafio de inscrever o projeto em três línguas diferentes, inglês, espanhol e francês, pasra concorrer à distinção.

A cerimônia de premiação do 3º Prêmio Internacional Cidades Educadoras ocorrerá no próximo Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro de 2020, em Katowice, na Polônia, onde serão anunciadas as três cidades vencedoras da honraria.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Marcelo Moura/Arquivo | Comunicação PMNP

LEGENDA:

Secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, homenageou o patrono da Feira do Livro, André Werkhausen Boone; o compositor e contador de histórias, Éderson Santos - o Gaudêncio Terra, que possui mobilidade reduzida, e o artista plástico que pinta com a boca, Jefferson Hoffmann, na abertura oficial da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Outras Notícias