conteúdo do menu
conteúdo principal
21/11/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Feira do Livro de Nova Petrópolis é oficialmente lançada

Evento acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro na Rua Tiradentes, em frente a Biblioteca Pública Municipal

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis foi lançada oficialmente na sexta-feira, 17 de novembro, com cerimônia na Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva. A Biblioteca será palco de diversas oficinas temáticas durante o evento e fica situada na Rua Tiradentes, onde toda a programação vai acontecer entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Entre os presentes na cerimônia, estiveram o prefeito Jorge Darlei Wolf; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e a presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach. Todos manifestaram em suas falas a importância da Feira do Livro para a divulgação das produções autorais dos escritores da região e para fomentar a cultura no município através do incentivo à leitura e das pesquisas.

“Nós só vamos ter uma cidade, estado e país melhor se continuarmos acreditando e investindo na educação, e isso passa também pelo incentivo à leitura e para que os nossos jovens cada vez mais tenham interesse por ela. Muito obrigada pela dedicação e empenho de todos os envolvidos nesta Feira do Livro, e tenho certeza de que será mais um grandioso e fantástico evento da nossa cidade", destacou o prefeito Darlei na cerimônia.

A coordenadora da 26ª Feira do Livro, Jussara Prates, foi a responsável por anunciar as novidades da programação. Ela falou da preparação do Poder Público para o evento, que investiu na aquisição de livros dos escritores Pedro Guerra, Milene Barazetti, Athos Beuren e Cacique Mauricio Ven Tãin Salvador, e distribuiu à todas as escolas de Nova Petrópolis. Estes autores irão participar da Feira e terão momentos culturais com os estudantes da cidade.

A edição de 2023 tem o slogan “A cultura é o nosso patrimônio”, e terá a escritora Vivi Costa como patrona. Ela esteve presente na cerimônia e recentemente contemplou a cidade com o projeto “Livro que te quero ao vivo”, doando cerca de 270 exemplares para as bibliotecas escolares. Vivi Costa irá se encontrar com a comunidade na Feira do Livro.

Outras novidades apresentadas na sexta-feira são a presença de 38 autores regionais que estarão divulgando suas obras para o público no Espaço Autoral; uma programação que contempla múltiplas linguagens culturais; contação de histórias em dois idiomas (português e kaingang); bate-papo com autores; o Sarau Vozes do Mundo com apresentações em inglês, alemão, tcheco, libras, espanhol, entre outras línguas; dias temáticos, como das culturas populares e da cultura geek; oficina de RPG; e brinquedos para as crianças.

A Biblioteca Pública Municipal será palco de uma variedade de atividades, gratuitas e abertas ao público. Haverá oficinas de escrita criativa, de origamis e de ilustração, e exposições artísticas produzidas com trabalhos dos alunos da rede municipal. Um destaque para a Oficina de Grafite, que acontecerá diariamente no quintal da Biblioteca e terá como resultado a criação de um mural alusivo aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Também estiveram presentes no lançamento o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Pedro Scheer; e a princesa do Folclore Alemão, Karol Fassbinder, além da equipe do Departamento de Cultura e de diretores das escolas municipais.

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto e Departamento de Cultura, com incentivo do governo do Estado por meio do Pro-Cultura RS, através do Edital de Coinvestimento Culturas Populares – FAC/RS.  

 

Confira a programação completa no endereço https://shre.ink/TAoQ e na galeria abaixo.

Documentos

Outras Notícias