conteúdo do menu
conteúdo principal
29/04/2013

Secretaria de Administração

Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis tem nova Corte

...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 Nova Petrópolis conheceu na noite deste sábado (27) a nova corte do 41ª Festival Internacional de Folclore. O baile de escolha das soberanas foi realizado na Associação Cultural e Esportiva Concórdia- Linha Imperial. Seis candidatas concorreram ao título: Josiane Aline Burzlaff representa o Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí, Cristine Seefeld, representante do grupo Sonnenschein- Linha Brasil/Linha Araripe; Elisângela Vociechoski, representante do Volkstanzgruppe Edelstein da Fazenda Pirajá; Andréia Cristiane Raimann, candidata do Bohmerlandtanzgruppe Linha Imperial; Jaqueline Beatriz Schaefer, representante do grupo Internacional do centro, e, Fernanda Auler representando o grupo Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, da Vila Olinda.

A nova corte que irá representar o Folclore Alemão 2013/2014 é formada por Cristine Seefeld coroada como rainha, 1ª princesa Fernanda Auler, 2ª princesa Josiane Aline Burslaff.

Estiveram presentes no evento o prefeito municipal Régis Hahn, vice-prefeito Gregor Hermann, secretário de Administração Jorge Michaelsen, secretária de Educação, Cultura e Desporto Cíntia Reisdoerfer, e demais autoridades do município. A mesa de jurados foi composta por representantes da área cultural, Professora Terezinha Pasqualini Miquilin, presidente da IOV Brasil e Secretária Executiva Regional da IOV América do Sul, diretor administrativo da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luiz Otavio Giacomazi, Coordenadora de Língua Alemã do RS e SC Gabriele Metz Klein, presidente do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Paulo Gilberto Bilhar Dutra, tesoureiro da IOV Brasil Manoel Miquilin. Os Jurados avaliaram os seguintes quesitos, histórico do traje que a candidata estava usando, desenvoltura e conhecimento da cultura local, história do evento, turismo local e língua alemã. Foram atribuídas também notas para a beleza, dança e microfone.
Durante o evento a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis se apresentaram mostrando a riqueza do Folclore local.

 De acordo com a representante do Conselho Municipal da Cultura e secretária da IOV Brasil/RS Carla Cristiane Ferreira o evento é único para a comunidade onde todos os grupos se unem em torno do que se tem de mais autêntico a sua cultura. “O evento foi bom, o corpo de jurados foi formado somente pela área cultural,” disse.

O prefeito municipal Régis Luiz Hahn, parabenizou toda a organização do evento e a nova corte. “Que este evento continue sendo de muita importância para as gerações futuras, o colorido dos trajes mostra o mesmo colorido do Jardim da Serra Gaúcha,” observou. Para o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Vinícius Andriola foi uma escolha difícil, pois, todas as candidatas se saíram bem. “O baile superou as expectativas e todas as candidatas estão de parabéns,” disse.

A Professora Terezinha Pasqualini Miquilin, presidente da IOV Brasil que fez parte da mesa de jurados, participou pela primeira vez de uma escolha com tanta responsabilidade. De acordo com a professora, a introdução da parte cultural representou a cultura local. “A beleza sempre conta, mas o que pesou mais foi a vivência e o envolvimento com a cultura de cada candidata, este foi o ponto determinante para  a escolha, se fosse somente pela beleza, teríamos mais dificuldade,” frisou. A Rainha do Festival Cristine Seefeld, afirmou que juntas irão mostrar a cultura local, que é aberta a diversidade e o comprometimento que se tem em torno dela. Já Ferndanda Auler, ficou com o título de 1ª princesa, a nova corte dará o máximo para fazer a divulgação e trazer novos grupos. “Esperamos representar bem os grupos da Associação de Danças Folclóricas e Nova Petrópolis,” disse. A 2ª princesa, Josiane Aline Burzlaff disse que não esperava pelo título, foi surpresa para todos. “Irei me esforçar para representar Nova Petrópolis e o Festival, irá ser um desafio muito grande, mas pretendo vencer,” salientou.
A nova corte terá como primeiro desafio representar e divulgar o 41ª Festival Internacional de Folclore que acontece de 26 de julho a 11 de agosto e contará com a participação de grupos folclóricos estaduais, nacionais e internacionais.

 


Fonte:

Outras Notícias