conteúdo do menu
conteúdo principal
16/02/2016

Secretaria de Administração

Governo Lelo e Gregor promove ações para correta destinação de resíduos

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove campanhas de coletas especiais desde 2013...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Governo Lelo e Gregor está engajado na constante melhoria da saúde da comunidade de Nova Petrópolis. Por este motivo, os agentes comunitários de saúde (ACS) do Município receberam capacitação sobre resíduos, bem como a correta destinação do lixo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, palestrou para mais de 40 pessoas no dia 11 de fevereiro, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, convidou o secretário Dall’Agnol para palestrar sobre a importância da correta destinação dos resíduos e a colocação do lixo nos horários em que o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento. “É importante que todos tenham a noção do impacto que o lixo causa em todos os lugares. Devemos nos conscientizar para passar isto para a comunidade. Precisamos separar os resíduos e produzir menos lixo”, declarou Crislei.

Durante a capacitação, Dall’Agnol explicou a diferença entre os resíduos de construção civil; agrosilvopastoris (resíduos da agricultura); de mineração; sólidos industriais; de saúde; resíduos de serviços e, por fim, os resíduos sólidos urbanos, que é o lixo domiciliar, dividido em reciclável e orgânico. Cerca de 57% do orçamento anual da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis é destinado à coleta seletiva do lixo domiciliar, investindo, atualmente, R$ 1,8 milhão na correta destinação do lixo e móveis velhos.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente ressaltou o sistema de logística reversa para os agentes comunitários de saúde. O sistema consiste na devolução do material adquirido à empresa que o vendeu. Na logística reversa produtos como lâmpadas, pilhas, pneus, baterias, entre outros, devem ser descartados corretamente pela empresa que o comercializa.

O Governo Lelo e Gregor desenvolveu campanhas de coletas especiais para o destino correto de resíduos nocivos ao meio ambiente. Em 2013, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez o recolhimento de lâmpadas durante a Semana do Meio Ambiente. No mesmo período, em 2014, a Secretaria recolheu pilhas para a correta destinação. Mais de 20 toneladas de eletroeletrônicos foram encaminhados para uma empresa especializada no desmanche, separação e descarte de eletrônicos ao longo desta Administração.

Em 2016, a Administração Municipal realizará uma campanha de recolhimento de pneus. Sem data definida ainda, a campanha tem por objetivo eliminar e conscientizar a comunidade da importância do descarte correto deste material. “Escolhemos o pneu porque estamos realizando um trabalho intenso contra o mosquito Aedes aegypti e este é um dos criadouros mais encontrados pelos ACS. Vamos recolher somente no período da campanha porque, assim como nas outras campanhas, a intenção é que a comunidade entenda que estes produtos se encaixam na logística reversa e destine-os para as empresas responsáveis”, ressaltou Dall’Agnol.

Além das campanhas de conscientização realizadas, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos recolhe sobras de podas e móveis para descarte. O Governo Lelo e Gregor implantou a destinação correta dos móveis recolhidos. Atualmente, o material é compactado e encaminhado para aterro sanitário. A comunidade deve entrar em contato pelo fone (54) 3281-1559 e solicitar o recolhimento.

“Nova Petrópolis produz cerca de 21 toneladas de lixo orgânico e reciclável diariamente. Por isso, é preciso que a comunidade perceba que os resíduos não são todos iguais. Gerar menos lixo e fazer a separação correta é responsabilidade de todos”, salientou Dall’Agnol. O novo folder com os horários do recolhimento de lixo doméstico foi entregue aos agentes comunitários de saúde, está disponível na Prefeitura de Nova Petrópolis e no site oficial do Município novapetropolis.rs.gov.br/lixo.php

 

 


Fonte:

Outras Notícias