conteúdo do menu
conteúdo principal
02/12/2020

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Imagens do cercamento eletrônico de Nova Petrópolis serão espelhadas na Secretaria de Segurança Pública do RS

Imagens locais serão monitoradas pela Central de Inteligência em Porto Alegre

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis será uma das primeiras cidades da Região das Hortênsias a ter as imagens captadas pelas câmeras que integram o sistema de cercamento eletrônico do Município espelhadas na Central de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS). O apoio à segurança por meio do videomonitoramento será conduzido pelo Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP/RS. O anúncio ocorreu em 24 de novembro, na sede da Prefeitura de Nova Petrópolis, pelos integrantes da SSP/RS, Márcio Teixeira, da Divisão de Tecnologia, e Gelson Oromar Denczuk, da Divisão de Apoio Operacional.

Nova Petrópolis faz parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) do Rio Grande do Sul desde agosto de 2019, quando implementou o cercamento eletrônico na cidade. Este espelhamento de imagens refere-se ao convênio SIM e reforça a parceria com o Estado no combate à criminalidade nos Municípios do RS.

Na oportunidade, também estiveram presentes o secretário adjunto de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Nova Petrópolis, Fábio Müller; o diretor do Departamento de Tecnologia e Informação da Prefeitura Municipal, Sidnei de Castro; o comandante da Brigada Militar local, Gil Anderson Novakoski, e representantes da Digitaltec, empresa fornecedora das câmeras de videomonitoramento no Município.

Videomonitoramento e cercamento eletrônico em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis implementou o sistema de videomonitoramento em 2015, alcançando um importante avanço na área da segurança pública. E, agosto de 2019, o Município ampliou o número de câmeras, renovou o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP/RS) e a interveniência da Brigada Militar, que permite a operação do videomonitoramento por mais cinco anos, e implementou o cercamento eletrônico em Nova Petrópolis, credenciando o Município ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) RS. O Município possui 37 câmeras operando em sete pontos estratégicos.

As câmeras do cercamento eletrônico fotografam, em alta resolução, as placas dos veículos que transitam nas vias. Softwares analisam as imagens, fazem o reconhecimento da placa e enviam, em tempo real, essas informações para o Sistema ONE (Operador Nacional dos Estados), da Secretaria da Fazenda do RS. O ONE, por sua vez, submete a placa analisada à Base de Dados de Veículos Irregulares do DETRAN, onde constam todos os veículos do Estado que não podem circular, inclusive, os furtados e roubados. Uma vez constatado que se trata de um veículo irregular, o sistema enviará um alerta através do Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos (CMV) para as Salas de Comando e Controle mais próximas, para que estas tomem as providências possíveis.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Outras Notícias