conteúdo do menu
conteúdo principal
30/11/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Macrorregião Serra opera em Bandeira Vermelha a partir de 1º de dezembro

Governo do Estado suspendeu o Modelo de Cogestão – Bandeira Lilás – por duas semanas

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O mapa definitivo das regiões do RS, de acordo com a classificação das Bandeiras determinadas pelo Modelo de Distanciamento Controlado, foi atualizado pelo Governo do Estado no fim da tarde desta segunda-feira, 30 de novembro. A Macrorregião Serra, da qual Nova Petrópolis faz parte, não conseguiu reverter a posição preliminar e está classificada com a Bandeira Vermelha. Durante uma live, o governador do RS, Eduardo Leite, suspendeu, por pelo menos duas semanas, o Modelo de Cogestão para todos os Municípios. Na prática, as regras da Bandeira Vermelha passam a valer integralmente e estão em vigor até 7 de dezembro, sem flexibilizações.

O Governo do Estado também modificou protocolos da Bandeira Vermelha. Confira as diretrizes gerais divulgadas pelo governador durante a live de 30 de novembro para a Bandeira Vermelha:

- Permissão de comércio sem restrição de dias, mas, com restrição de horário de funcionamento até 20h

- Permissão de restaurantes/lancherias/bares sem restrição de dias, mas com restrição de horário até 22h. Clientes somente sentados, com distanciamento de 2m entre mesas, e grupos de, no máximo, seis pessoas. Está proibida a música ao vivo ou música ambiente que prejudique a comunicação.

- Delivery e Pague e leve com restrição de horário até 23h.

- Permissão de funcionamento de atividades em locais abertos com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura, zoológicos, etc).

- Vedado o funcionamento de atividades em locais fechados (teatros, cinemas, casas de show, etc).

- Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc). Permitida apenas a circulação ou prática de exercícios físicos.

- Vedados eventos sociais (casamentos, festas, formaturas, aniversário, etc).

- Vedação do uso de áreas comuns em condomínios e clubes (brinquedos, salões de festa, piscinas, churrasqueiras compartilhadas, quadras, etc).

- Suspensão de eventos festivos de encerramento de ano de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive, condomínios.

- Incentivo à restrição de reuniões privadas, familiares e de amigos. Limite máximo de até dez pessoas, não contando crianças até 14 anos.

- Reforço aos protocolos gerais, em especial, uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool gel e ventilação natural cruzada, janelas e portas abertas.

 Importante salientar que o Poder Público de Nova Petrópolis fortaleceu a fiscalização e orientação sobre o cumprimento das normas e protocolos da Bandeira vigente no Município, de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do RS. As ações tiveram início em 25 de novembro e devem perdurar ao longo de todo mês de dezembro. A fiscalização estará atuante, inclusive, aos finais de semana, por meio de plantões aos sábados e domingos, nos turnos manhã e tarde. A Administração Municipal também reforça o apelo para que toda comunidade intensifique os cuidados preventivos contra a propagação do novo coronavírus, como uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização frequente das mãos. A colaboração de todos é fundamental para o retorno da Região à Bandeira Laranja.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Documentos

Outras Notícias