conteúdo do menu
conteúdo principal
28/08/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Modelo de Cogestão da Serra está em análise no Governo do Estado

Região quer adotar Protocolo Lilás quando a Macro Serra entrar em Bandeira Vermelha

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Modelo de Cogestão da Serra está em análise no Governo do Estado

Região quer adotar Protocolo Lilás quando a Macro Serra entrar em Bandeira Vermelha

 

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) cadastrou e enviou ao Governo do Estado, dia 26 de agosto, o Modelo de Cogestão, elaborado pelas Associações de Municípios da Macrorregião Serra, da qual Nova Petrópolis faz parte. Dos 49 Municípios que integram a região, 41 aprovaram e aderiram ao modelo sugerido na Bandeira Lilás, o qual possui regras mais brandas que as determinadas pela Bandeira Vermelha e mais restritivas que a Bandeira Laranja. Nova Petrópolis votou a favor do Modelo de Cogestão proposto pela Macrorregião Serra ao Estado. O Modelo de Cogestão ainda está sendo analisado pelo Governo do RS.

As principais mudanças propostas nos protocolos específicos da Bandeira Lilás se concentram nos setores de comércio e serviços, que ganhariam possibilidade de atender um público maior ou trabalhar com mais funcionários. A indústria, a agropecuária e os serviços públicos, por exemplo, não sofrem alterações, de acordo com o Modelo de Cogestão proposto. 

O que pode mudar no comércio

Pelas normas Estaduais, quando a região estiver na Bandeira Vermelha, a maior parte do comércio não essencial pode trabalhar sete horas diárias em quatro dias da semana, entre 9h e 17h, com 25% dos trabalhadores. Os Municípios da Serra sugerem que todo o comércio, incluindo o atacadista, tenha a oportunidade de abrir com metade dos funcionários e 25% da lotação, durante seis dias da semana por 8 horas diárias, entre 9h e 18h.

O que pode mudar para restaurantes

Restaurantes que servem nos sistemas a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço, lanchonetes e lancherias passariam a ter a possibilidade de funcionar das 7h às 22h, com metade dos funcionários e um quarto da lotação. Na regra Estadual, os restaurantes podem operar com o mesmo número de empregados e lotação, mas apenas cinco dias da semana, por no máximo 7 horas por dia, entre 9h e 17h. Já as lanchonetes só podem fazer entregas e não receber clientes. A proposta protocolada pela AMESNE, no entanto, mantém os restaurantes com sistema de autosserviço fechados e os estabelecimentos do setor que ficam em beiras de estradas continuariam poder a operar com a limitação de 50% dos empregados. 

O que pode mudar na Educação

Escolas de idiomas, artes, esportes e de formação profissional teriam a oportunidade de abrir com 25% da capacidade. No modelo atual, elas permanecem fechadas. As instituições de ensino regular permaneceriam sem receber alunos. 

O que pode mudar no Turismo e Cultura

Parques, temáticos ou naturais e museus poderiam abrir com lotação de 25% do público e metade dos funcionários. O limite também é de um visitante a cada 16 metros quadrados. Teatros, cinemas e casas noturnas receberiam a autorização para realizar, com 25% dos trabalhadores, captação audiovisual de produção cultural pessoalmente. Bibliotecas, ateliês e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) poderiam abrir com 25% dos funcionários. Eventos e casas noturnas continuarão fechados. 

O que pode mudar nos encontros religiosos

Cultos e missas poderiam ter participação de 30% do público. Hoje, o limite é de 10% ou, no máximo, 30 pessoas. 

O que pode mudar em outros serviços

Bancos, lotéricas e serviços de limpeza e manutenção em prédios poderiam passar a utilizar 75% da mão de obra. Hoje, o limite é 50%. Nos serviços domésticos, que não podem funcionar pela norma estadual, o limite passaria a 50%. No transporte rodoviário de passageiros, o limite de ocupação de assentos passaria de 50% para 75%. Imobiliárias, serviços de reparação e manutenção de equipamentos, lavanderias, sindicatos, agências de turismo e serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura e publicidade passariam a ter a possibilidade de trabalhar com metade dos funcionários e não mais com 25%. 

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Documentos

Outras Notícias