conteúdo do menu
conteúdo principal
22/09/2016

NASF de Nova Petrópolis recebe profissionais para falar sobre matriciamento

Equipe explicou a lógica de matriciamento e clínica ampliada desenvolvida com as ESFs do Município...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Nova Petrópolis recebeu profissionais e residentes de Novo Hamburgo e Marau do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de Porto Alegre no dia 15 de setembro, na sala de reuniões da ACINP. As quatro profissionais residentes que atuam em Nova Petrópolis também participaram do momento de discussão e compartilhamento de saberes.

Em Nova Petrópolis, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família é composta por psicóloga, farmacêutica, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico que trabalham diretamente apoiando as oito Estratégias de Saúde da Família (ESFs). “A atuação integrada do NASF possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares e promove a construção conjunta de projetos terapêuticos. Essas ações têm foco na prevenção e promoção da saúde da população”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini durante o encontro.

Psicologia, Farmácia, Nutrição e Fonoaudiologia são as formações das quatros profissionais que fazem residência integrada em saúde com ênfase em saúde da família e comunidade com acompanhamento em Nova Petrópolis. A residência iniciou em março de 2016 e o campo de atuação é no Núcleo de Apoio à Saúde da Família pelo período de dois anos. Durante o evento, as residentes explicaram a rotina diária e o trabalho desenvolvido pela equipe em cada localidade, além de relatar dificuldades encontradas no processo de adaptação ao sistema do NASF.

“O evento foi importante pois é um reconhecimento do trabalho realizado por todas as Estratégias de Saúde da Família do Município, porque a forma de trabalho do NASF, na lógica de clínica ampliada e matriciamento, enfatiza o compartilhamento de saberes e responsabilidades entre os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). É um estímulo para auxiliar os usuários de forma integral, melhorando a adesão e efetividade das propostas de tratamento, reabilitação, prevenção e promoção de saúde em Nova Petrópolis e no Rio Grande do Sul”, destaca a nutricionista do NASF, Manoela Oliveira.

 


Fonte:

Outras Notícias