conteúdo do menu
conteúdo principal
04/11/2016

Nova Petrópolis conclui o 6º ciclo de visitas de Combate à Microcefalia

Em setembro e outubro 5.797 imóveis foram vistoriados pelos agentes comunitários...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O trabalho de enfrentamento à microcefalia prossegue em Nova Petrópolis. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social  é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população da importância de combater a proliferação do mosquito. As ações de combate ao vetor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, seguem até o dia 31 de dezembro.

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do mês de outubro foi realizado entre os dias 24 e 29. Os agentes comunitários de saúde realizaram o trabalho de inspeção nos imóveis para pesquisar o nível de infestação do vetor no Município. Foram inspecionados 25 quarteirões da área urbana, totalizando 436 imóveis e nenhuma larva ou pupa do mosquito foi encontrada. “A ação complementou o enfretamento à microcefalia do mês, que está sendo realizado desde janeiro e se estenderá até o fim do verão”, destaca a agente em saúde da Vigilância Ambiental, Daniela Jaeger Chaves.

Nos meses de setembro e outubro 5.797 imóveis foram vistoriados em toda a zona urbana de Nova Petrópolis, área que abrange da Vila Olinda até o Vale Verde. A Vigilância Ambiental orienta que cada morador vistorie o pátio uma vez por semana e sempre após a chuva para eliminar os criadouros. “Os cuidados para combater o Aedes aegypti devem ser constantes, mas no período quente a atenção deve ser ainda maior, pois o desenvolvimento na fase aquática é mais rápido e a população aumenta na época sazonal. A melhor forma de combater o mosquito é eliminando seus criadouros”, destaca Daniela.

Atualmente, o Município possui laboratório para identificação de todas as fases (aquática e alada) do mosquito, profissionais capacitados para as ações de prevenção e combate ao vetor e serviço de atendimento a denúncias. Qualquer irregularidade observada pode ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

 

 


Fonte:

Outras Notícias