conteúdo do menu
conteúdo principal
09/11/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis enaltece a saúde do homem durante o Novembro Azul

Mês atenta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis está engajada na luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata. Em prol da campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social dedica especial atenção à saúde dos homens durante o mês. As ações de conscientização serão realizadas pelas  Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova. As equipes de saúde estarão focadas na conscientização sobre saúde do homem e as formas de prevenção, tratamento e diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Durante o Novembro Azul, todas as equipes de saúde de Nova Petrópolis irão direcionar um olhar especial para a prevenção do câncer de próstata, disponibilizando mais informações durante as consultas médicas e de acolhimento, observando todos os protocolos de enfrentamento à COVID-19.

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além da decoração do espaço interno, com balões e cartazes alusivos à campanha, a equipe está usando as tradicionais fitas azuis para reforçar sobre a importância da prevenção.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova desenvolveu um material alertando sobre fatores de risco que devem ser observados, com o intuito de prevenir o câncer de próstata. O material está à disposição dos usuários do serviço de saúde mental do Município. A recepção do CAPS também está decorada em alusão à campanha Novembro Azul.

Além da saúde do homem, especialmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, o mês de novembro também marca o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que é celebrado dia 14 de novembro. A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue.

Os sintomas da diabetes mellitus podem incluir: vontade de urinar muito e muitas vezes; sensação de sede constante; fome excessiva; perda de peso; visão turva; fraqueza e cansaço. Existem fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver diabetes mellitus, tais como: idade superior a 45 anos, obesidade, hipertensão, colesterol elevado ou histórico familiar de diabetes, por exemplo. Estes indivíduos devem estar especialmente atentos aos sintomas da diabetes e consultar um clínico geral anualmente. O tratamento inclui o uso de remédios, como antidiabéticos orais ou insulina, prática de exercício físico e alimentação adequada.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Saúde PMNP

Outras Notícias