conteúdo do menu
conteúdo principal
11/12/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis encerra campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Lives e vídeo com profissionais sobre a temática tiveram mais de 11 mil pessoas alcançadas no Facebook

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Durante 16 dias, Nova Petrópolis esteve atuante com atividades de prevenção e alerta sobre a violência contra as mulheres. Lives com profissionais, vídeo respondendo questionamentos recorrentes, entrevista em rádio e distribuição de materiais informativos pela Praça das Flores, comércio e bairros foram as ações propostas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), de 25 de novembro a 10 de dezembro.

“Reforço a temática da campanha desse ano “Ser mulher não deveria ser fator de risco!” e lembro que o combate à violência contra a mulher deve ser permanente", destaca a coordenadora do CRAS, Dilneia Zelinski Fay da Silva. O CRAS está à disposição para conversas e apoio às mulheres vítimas de violência. Entre em contato pelo fone (54) 3281-3811. Para falar com a Central de Atendimento à Mulher disque 180.

Materiais informativos sobre a violência contra as mulheres e contatos para auxílio e denúncias foram distribuídos pelo CRAS, com apoio do escritório local da Emater/RS durante os 16 dias da campanha. As lives e vídeo contaram com uma participação expressiva da comunidade nas redes sociais. As ações virtuais tiveram mais de 5,8 mil visualizações, 11 mil pessoas alcançadas e 504 engajamentos com as publicações.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também trabalhou a temática da campanha. “Origens e as possibilidades de prevenção da violência e tratamento dos agressores” foi o tema debatido entre os profissionais do CAPS Vida Nova durante o Seminário Teórico, no dia 2 de dezembro. No dia 10, a coordenadora do CAPS, Carina Corrêa da Silva participou da programação da Rádio Imperial FM para falar sobre as estatísticas da violência contra a mulher.

“Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma luta pela garantia da dignidade humana. É um momento para reflexão, busca por conhecimento e empatia. É preciso que homens e mulheres, de todas as idades, se unam por esta causa e reflitam sobre suas atitudes no dia a dia, que é realmente, quando combatemos a violência sofrida pelas mulheres em casa, no trabalho e na rua”, ressalta a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização mundial, que ocorre anualmente, de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades no país têm início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Fotos: Divulgação | CRAS

Outras Notícias