conteúdo do menu
conteúdo principal
01/06/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos

Arquivo Histórico Municipal participará com a atividade “Desarquivando”

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. O objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. A 4ª edição do evento será realizada de 8 a 14 de junho de 2020. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a programação será virtual, e caberá a cada Arquivo escolher seu projeto. O Arquivo Histórico Municipal de Nova Petrópolis participará da exposição virtual sobre a temática “Empoderando a sociedade do conhecimento”.

O Arquivo Histórico Municipal participará com a atividade “Desarquivando”. Diariamente, entre os dias 8 a 12 de junho, lançará um vídeo de até 2 minutos com assuntos relevantes para a cidade. “Este projeto existe desde 2017, onde resgata atividades, eventos e locais antigos e importantes para Nova Petrópolis em formato de um vídeo que é lançado na página do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis e no canal do Youtube do Departamento de Cultura”, explicou a coordenadora do Arquivo Histórico Municipal, Milena Guimarães.

“A Semana Nacional dos Arquivos é importante, pois ela aproxima os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. Ademais, a Semana enfatiza a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade, divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, entre outros. E o mais importante: quando nos unimos em prol de uma meta em comum, mais robusta se torna nossa voz e mais longe podemos ir. O Arquivo Histórico de Nova Petrópolis está participando pelo 2° ano deste movimento com o projeto “Desarquivando”, onde pequenos vídeos trazem curiosidades da nossa cidade com o objetivo de despertar a curiosidade aos tele-espectadores em querer buscar mais informações sobre nosso passado”, ponderou Milena.

A Semana Nacional de Arquivos ocorre em instituições de todo o país, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A data, 8 a 14 de junho, se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2020, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

O Arquivo Histórico Municipal de Nova Petrópolis está atendendo pelo e-mail arquivohistorico@novapetropolis.rs.gov.br e pelo fone (54) 3281-4064. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Outras Notícias