conteúdo do menu
conteúdo principal
10/09/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis promove ações de controle do Aedes aegypti

Painel Aedes de setembro não apresenta alterações no quadro de controle do mosquito no Município

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

A Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis divulga a atualização do Painel Aedes e informa ações de controle do mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana nesta quinta-feira, 10 de setembro. Coleta de Pneus e atividades com estudantes alusivas à Semana Municipal da Água são programações para outubro.

O Painel Aedes referente a agosto de 2020 não apresenta alterações no quadro de controle do mosquito no Município. Durante o mês foram inspecionados 3.431 imóveis pelos agentes de endemias e coletadas 11 amostras, totalizando 56 larvas/pupas. O material foi analisado no Laboratório de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e nenhuma larva resultou positiva para Aedes aegypti.

Em outubro, mês em que Nova Petrópolis comemora a Semana Municipal da Água, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde promoverá a Coleta de Pneus de maneira gratuita para a comunidade. O recolhimento de pneus inservíveis será realizado nos fundos da sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Rui Barbosa com a Rua João Leão, no Centro de Nova Petrópolis; preferencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min.

“Essa mobilização da comunidade para descarte correto de pneus é muito importante para eliminar possíveis criadouros do vetor. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população e a melhor forma de evitar a doença é com a eliminação dos criadouros”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto também irá sugerir aos professores atividades remotas alusivas à semana de conscientização sobre o uso da água.

A campanha de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti conta ainda com instalação itinerante de placas informativas pelos bairros, divulgação de vídeos lúdico-informativos sobre formas de eliminação de possíveis criadouros e atualização mensal do Painel da Dengue.

A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti  infectado. Nova Petrópolis é considerada infestada pelo vetor desde abril de 2018. O principal criadouro são os reservatórios de água, como caixas d´água, toneis e baldes que muitas vezes são encontrados sem tampas ou telas na sua cobertura. A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica e por isso a necessidade de não deixar exposto qualquer objeto capaz de acumular água limpa.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui Laboratório de Entomologia para identificação do material coletado, conferindo celeridade à identificação das larvas e consequente ação preventiva. O Município conta com dois agentes em saúde concursados e cinco agentes em saúde emergenciais, que realizam vistorias nos imóveis a cada dois meses. Neste momento de pandemia, as inspeções são realizadas nas áreas externas dos imóveis, com os servidores utilizando máscaras e mantendo distanciamento seguro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Todos agentes em saúde estão devidamente identificados com uniformes e crachás e podem ter sua ação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde em caso de dúvida.

A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

Outras Notícias