conteúdo do menu
conteúdo principal
25/11/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis promove ações pelo fim da violência contra a mulher durante 16 dias

Atividades de prevenção e alerta serão realizadas de 25 de novembro a 10 de dezembro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), irá promover ações em prol da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" de 25 de novembro a 10 de dezembro no Município.

“Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma luta pela garantia da dignidade humana. É um momento para reflexão, busca por conhecimento e empatia. É preciso que homens e mulheres, de todas as idades, se unam por esta causa e reflitam sobre suas atitudes no dia a dia, que é realmente quando combatemos a violência sofrida pelas mulheres em casa, no trabalho e na rua”, ressalta a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires.

Devido à pandemia, a programação da campanha contará com a divulgação de um vídeo e duas lives com falas de profissionais sobre o assunto, às 19h, na página da Prefeitura de Nova Petrópolis, no facebook. No dia 1º de dezembro, a advogada Aline Eggers falará sobre a história da mulher na sociedade, a evolução da legislação e os direitos das mulheres. Na sexta-feira, dia 4, a psicóloga Nádia Bisch irá abordar assuntos como machismo, como nasce e o que é a violência contra a mulher e o que podemos fazer para dar um basta. E, no dia 7 de dezembro, segunda-feira, a advogada Morgana de Castro irá responder as prinicipais dúvidas sobre a violência contra a mulher.

As equipes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do escritório local da Emater/RS irão distribuir panfletos com informações sobre a violência contra as mulheres e contatos para auxílio e denúncias pelos bairros, no comércio e na Praça das Flores. A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) irá trabalhar a temática “Origens e as possibilidades de prevenção da violência e tratamento dos agressores” durante o Seminário Teórico com os profissionais do CAPS Vida Nova, no dia 2 de dezembro. A coordenadora do CAPS, Carina Corrêa da Silva, falará nas rádios locais sobre estatísticas da violência contra a mulher nos dias 8 e 10 de dezembro.

“O combate à violência contra a mulher deve ser permanente, e durante esses 16 dias estaremos ativas na conscientização e disseminação de informações para sanar dúvidas, explicar os direitos das mulheres e envolver a comunidade nessa causa que é de saúde pública. O lema da ação de 2020 resume o propósito da campanha: “Ser mulher não deveria ser fator de risco!”. Convidamos a todos para apoiar a causa e participar das atividades”, destaca a coordenadora do CRAS, Dilneia Zelinski Fay da Silva.

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização mundial, que ocorre anualmente, de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades no país têm início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

PROGRAMAÇÃO

25/novembro – Quarta-feira

Distribuição de material informativo no comércio

26/novembro – Quinta-feira

Distribuição de material informativo na Linha Brasil

27/novembro – Sexta-feira

Distribuição de material informativo no Vale do Caí

1º/dezembro – Terça-feira

Distribuição de material informativo no Pinhal Alto

19h – Live com advogada Aline Eggers sobre “História da mulher na sociedade, a evolução da legislação e os direitos das mulheres” – Assista em facebook.com/novapetropolisrs

2/dezembro – Quarta-feira

Seminário Teórico com os profissionais do CAPS Vida Nova – Temática “Origens e as possibilidades de prevenção da violência e tratamento dos agressores”

3/dezembro – Quinta-feira

Distribuição de material informativo na Praça das Flores

4/dezembro – Sexta-feira

19h - Live com psicóloga Nádia Brisch sobre “Machismo, como nasce e o que é a violência contra a mulher e o que podemos fazer para dar um basta” – Assista em facebook.com/novapetropolisrs

5/dezembro – Sábado

Distribuição de material informativo na Feira do Produtor

7/dezembro – Segunda-feira

19h – Vídeo com a advogada Morgana de Castro respondendo as principais dúvidas sobre violência contra a mulher – Assista em facebook.com/novapetropolisrs

9/dezembro – Quarta-feira

Distribuição de material informativo na Linha Brasil e nas Nove Colônias

10/dezembro – Quinta-feira

9h30min - Participação da coordenadora do CAPS, Carina Corrêa da Silva, na Rádio Imperial FM

Outras Notícias