conteúdo do menu
conteúdo principal
31/08/2016

Nova Petrópolis promove campanha de prevenção ao suicídio

Campanha Setembro Amarelo terá esta temática de mobilização...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, por meio da Rede de Cuidado em Saúde Mental, promove a Campanha Setembro Amarelo. A mobilização tem como objetivo sensibilizar a população e profissionais da saúde e assistência social para a prevenção do suicídio.

“Ao conversarmos sobre o assunto podemos capacitar as equipes de Saúde do Município, além de oferecer à comunidade informação sobre o tema e a oportunidade de buscar auxílio. Vamos juntos nos colocar à disposição para que possamos nos aprofundar no entendimento do suicídio e oferecer a melhor ajuda possível à população”, declarou a coordenadora de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova, psicóloga Carina Corrêa da Silva.

Em março, o CAPS Vida Nova iniciou o projeto Observatórios de Atenção à Saúde em Nova Petrópolis. Os Observatórios de Atenção à Saúde têm duas linhas de atenção, uma voltada ao suicídio e a outra à infância e adolescência. As reuniões de debate são abertas ao público. Considerando a atenção à infância e à adolescência e a prevenção do suicídio como temas prioritários no campo da saúde mental de Nova Petrópolis, o grupo de profissionais do CAPS iniciou as atividades de estudo, pesquisa e intervenção nessas áreas por meio da instituição de observatórios.

O Observatório da Rede de Atenção ao Suicídio tem como coordenador e facilitador o psicólogo Cássio da Rosa Estivalet. “Essa temática evoca inúmeros sentimentos em toda sociedade. Em razão disso, faz-se necessária a discussão ampla do tema para que possamos construir medidas mais eficientes de prevenção deste grave problema de saúde pública. Tendo em vista que em Nova Petrópolis o suicídio está, infelizmente, bastante presente, o CAPS Vida Nova percebe a necessidade de ações para debater e informar a sociedade sobre o tema”, destacou Estivalet.

“O CAPS Vida Nova, cumprindo sua função de serviço especializado em saúde mental, busca constantemente qualificar a atenção e efetivar a prevenção e promoção de saúde. Para atingir esse objetivo, é imprescindível a garantia de espaços de educação permanente e produção de saber, articulando teoria e prática com a realidade do Município. Contamos com a participação dos profissionais de Saúde e munícipes, unindo esforços pela prevenção ao suicídio aderindo à Campanha Setembro Amarelo”, finalizou a coordenadora do CAPS Vida Nova.

 

Programação Setembro Amarelo:

31/08 – Seminário sobre Notificação de Violências e Tentativa de Suicídio com a equipe de profissionais do CAPS Vida Nova

01/09 – 9h – Entrevista na Rádio Imperial sobre Prevenção do Suicídio, com psicólogo Cássio Estivalet e estagiária de psicologia Claudine Weber

05/09 – 11h – Entrevista na Rádio Inova com psicólogo Cássio Estivalet e coordenadora de Saúde Mental, psicóloga Carina Corrêa da Silva

06/09 – 14h – Intervenção “Promotores da Vida”, na Praça das Flores

08/09 – 14h – Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Vila Germânia

13/09 – 14h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Vale do Caí

21/09 – 14h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Pinhal Alto

22/09 – 8h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Vale Verde

22/09 – 14h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Linha Brasil

27/09 – 14h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Piá

27/09 – 16h - Capacitação “Prevenção do Suicídio na Atenção Básica” para profissionais da ESF Centro e Alpina

28/09 – 9h – Exibição do filme “A Ponte” e roda de conversa aberta ao público, no CAPS


Fonte:

Outras Notícias