conteúdo do menu
conteúdo principal
08/06/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis promove nova campanha de prevenção à dengue

Placas informativas estão instaladas no Bairro Logradouro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, por meio da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, segue atuante no combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana.

Em 2020, o Laboratório de Entomologia da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis (LABENP/SEMSAS) já identificou mais de 230 exemplares do Aedes aegypti em 71 focos. Considerando o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 53% no número de exemplares encontrados e de 61% em relação ao número de focos. Devido a este aumento, a Vigilância Ambiental retomou a colocação de placas informativas voltadas ao controle do Aedes aegypti.

Atualmente, as placas, que serão itinerantes, podem ser vistas no Bairro Logradouro, local que concentra maior número de focos. As placas foram reformuladas e estão mais resistentes ao tempo e à depredação. A campanha terá sequência nos demais bairros do Município.

Para junho, também está previsto o lançamento do “Painel Aedes”, boletim que vai trazer informações do enfrentamento ao mosquito em Nova Petrópolis. Também será realizada uma nova campanha de recolhimento de pneus em desuso. Além disso, o Município, em razão da expiração do contrato vigente, está realizando a contratação emergencial de cinco agentes de endemias para que seja dada continuidade às inspeções nos imóveis de Nova Petrópolis.

 “O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que se abriga dentro ou próximo das nossas residências, dos nossos estabelecimentos comerciais, das nossas escolas. O sucesso das ações de prevenção à dengue e todas as doenças transmitidas por este vetor dependem da participação direta da comunidade”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter.

“Neste momento de prevenção e enfrentamento à COVID-19 e de distanciamento social devemos aproveitar que estamos mais tempo em nossas residências e inspecionar nosso imóvel e eliminar criadouros do mosquito, podendo ser qualquer recipiente capaz de acumular água. Esta ação deve ser repetida ao menos uma vez por semana”, complementa Altreiter.

A dengue clássica apresenta febre geralmente alta, sensação de fraqueza, dores de cabeça, musculares, nos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas na pele, falta de apetite, náuseas e vômitos e constitui-se também em sério problema de saúde pública no Brasil. Ao aparecerem os sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde.

Cada morador deve inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo. Além disso, o fechamento de toneis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto ou a destinação adequada dos pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Daniela Jaeger Chaves | VISAMB-PMNP

Outras Notícias