conteúdo do menu
conteúdo principal
27/10/2016

Nova Petrópolis tem motivos para comemorar o mês do dentista

Realidade do Município é muito melhor que o cenário nacional...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Dentista, transcorrido em 3 de outubro, Nova Petrópolis tem motivos para celebrar. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de um cirurgião-dentista para cada 1.500 habitantes. Em Nova Petrópolis, no SUS, há oito cirurgiões-dentistas e três auxiliares de saúde bucal. A relação dentista/habitante, no Município, está em 2.500 habitantes por dentista, sendo três dentistas dispondo 40 horas semanais de serviços odontológicos. Mesmo apresentando uma relação ainda desfavorável ao que o OMS recomenda, Nova Petrópolis não apresenta dificuldades no atendimento odontológico à população. O cenário nacional, no entanto, é bem diferente.

A falta de dentistas na rede pública do país dificulta consultas. Em Brasília, a fila de espera chega a quatro anos. No Distrito Federal, menos de 30% da população consegue uma consulta com um dentista no SUS. Em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Pará menos de 40% da população é atendida pela rede pública. Conseguir uma consulta pelo SUS é difícil, garantir um tratamento com um dentista é pior ainda, pois faltam profissionais em todos os Estados e clínicas odontológicas públicas chegam a ficar fechadas por falta de dentistas.

Os profissionais de Nova Petrópolis dividem-se em três equipes de Saúde Bucal (um dentista e uma auxiliar, ambos 40 horas/semanais, em cada equipe), atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Linha Brasil, e outros seis dentistas, 20 horas/semanais, atuando nas outras UBS do interior e Coordenação de Odontologia.

No serviço público odontológico de Nova Petrópolis, o agendamendo pode ser feito por telefone ou presencial na UBS de referência de cada munícipe. Não é  necessário "madrugar" para buscar uma "ficha". Não há fila de espera de anos, como em outras cidades do país. Após o agendamento, o tempo de espera para o munícipe varia de sete a 45 dias, dependendo da UBS. Além do agendamento de uma consulta, há vagas para urgências odontológicas (prioritariamente com dor) em todos os dias de atendimento, de acordo com cada UBS.

Além do atendimento em consultório, os profissionais de Nova Petrópolis ainda realizam atividades de prevenção nas escolas/creches Municipais, exames bucais uma ou duas vezes por ano em alunos de pré ao 5° ano, visitas domiciliares, atuação em grupos de gestantes/hipertensos/diabéticos/antitabagismo, ações de prevenção de câncer bucal e atendimento a pessoas com deficiência.

Em Nova Petrópolis também há necessidade de mais dentistas, visto que, no interior a maioria das UBS não dispõe de 40 horas semanais de atendimento odontológico. De acordo com o cirurgião dentista Gustavo Pautz Carlos, da  Coordenação de Odontologia da Prefeitura de Nova Petrópolis, “mesmo com essa falta de profissionais e com a dificuldade de recursos municipais/estaduais/federais, nossa odontologia presta um serviço público além de suas possibilidades, valorizando ainda mais a saúde dos nossos munícipes”, avaliou.

 

FOTO ARQUIVO: Adriana Monteiro Arrial


Fonte:

Outras Notícias