conteúdo do menu
conteúdo principal
21/11/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis trabalha a favor do combate à violência contra as mulheres

Atividades programadas são alusivas à Semana Municipal e aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Município de Nova Petrópolis tem atuado pela prevenção e o combate à violência praticada contra a população feminina, por isso desenvolve desde essa segunda-feira, 20 de novembro, e até o dia 11 de dezembro, atividades alusivas à Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher e aos 16 Dias de Ativismo sobre o tema.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas e Cras) e da Coordenadoria da Mulher, principalmente, já realiza trabalho para coibir a prática da violência. Esta que pode ir além da violência física, também podendo ser psicológica, moral, sexual, patrimonial e até econômica.

Outras instituições também têm se envolvido nas ações propostas pelo Poder Público para ajudar a mudar a mentalidade daqueles que ainda normalizam a violência em desfavor das mulheres. Exemplo disso é a Câmara Municipal de Vereadores, proponente da Lei 4.987/2021, que instituiu um período prioritário para abordar o assunto com a comunidade.

Rodas de conversa em escolas, uma caminhada e um pedágio pelo fim da violência, e a capacitação dos agentes de saúde são algumas das atividades previstas para acontecerem até o dia 11 de dezembro, quando a programação encerra. Confira abaixo:

 

Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher

20 a 25 de novembro

Diariamente - Divulgação de cards nas televisões instaladas nos postos de saúde, com informações sobre os tipos de violência e formas de denunciar.

21/11 (Terça-feira) – Roda de conversa com usuários das UBSs Pinhal Alto e Vila Germânia, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

23/11 (Quinta-feira) – Roda de conversa com usuários da UBS Centro/Alpina, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

 

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

27 de novembro a 11 de dezembro

27/11 (Segunda-feira)

13h30 – Caminhada pelo fim da violência – Local: saída do Parque Aldeia do Imigrante, com ponto final na Praça das Flores.

14h – Pedágio pelo fim da violência – Local: sinaleiras da avenida 15 de Novembro.

 

28/11 (Terça-feira)

13h30 – Roda de conversa com usuários da UBS Vale Verde, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

15h30 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos dos 6º e 7º anos da Escola Piá.

16h20 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Piá.

 

29/11 (Quarta-feira)

13h30 – Capacitação para agentes de saúde, abordando o trabalho da Coordenadoria da Mulher, o fluxo da rede de proteção e de atendimentos, e distribuição de material informativo – Local: Espaço Mais Cultura.

 

30/11 (Quinta-feira)

8h – Roda de conversa com usuários da UBS Centro/Alpina, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

10h15 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do ensino médio do Colégio Frederico Michaelsen.

 

23/11 (Quinta-feira) – Distribuição de material informativo sobre a rede de proteção à mulher e lançamento do Varal Solidário fixo – Local: Cras (avenida Três de Maio, 134).

 

04/12 (Segunda-feira)

13h30 – Roda de conversa com usuários da UBS Linha Imperial, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

15h50 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Bom Pastor.

16h40 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do 8º e 8º ano da Escola Bom Pastor.

 

06/12 (Quarta-feira)

13h30 – Roda de conversa com usuários da UBS Vale do Caí, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

15h50 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Pedro Beck Filho.

 

07/12 (Quinta-feira)

8h – Roda de conversa com usuários da UBS Linha Brasil, para divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher e o fluxo de atendimento, com distribuição de material informativo.

9h15 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Bom Pastor.

10h05 – Roda de conversa interativa e atividades com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Bom Pastor.

 

Mais atividades podem ser incluídas na programação ao longo do período em que os eventos vão acontecer.

Outras Notícias