conteúdo do menu
conteúdo principal
21/09/2016

Secretaria da Fazenda

Parada das Flores do Festival da Primavera é sucesso absoluto

Maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil prossegue até 25 de setembro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis é o destino mais atrativo para quem busca beleza, hospitalidade, flores e atrações de qualidade. O Festival da Primavera - Frühlingsfest oferece tudo isso e muito mais até o dia 25 de setembro, na Rua Coberta e Praça das Flores. Mais de 30 mil pessoas já visitaram o maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil desde 16 de setembro. A programação do último fim de semana e foi repleta de atrações e o Feriado Farroupilha foi mais florido em Nova Petrópolis.

O desfile temático do Festival da Primavera - Frühlingsfest consagrou-se na 6ª edição do evento como a maior Parada das Flores já realizada durante o evento mais florida do Município. Durante mais de 40 minutos, aproximadamente cinco mil pessoas desfilaram pela principal avenida da Cidade Jardim da Serra Gaúcha. Escolas, grupos de danças folclóricas e contemporâneas, entidades, empresas, Soberanas do Município, cooperativas, entre outras instituições, coloriram a Avenida 15 de Novembro com muita criatividade e alegria. O público lotou as calçadas para aplaudir a Parada das Flores do Festival da Primavera.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, agradeceu o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal e também a toda comunidade que aceitou o convite para participar da Parada das Flores. “Estão todos de parabéns, foi um belíssimo desfile. O maior de todos já realizados durante o Festival da Primavera”, agradeceu Staudt.

Além do desfile temático, o Feriado Farroupilha contou com excelente público acompanhando as minioficinas sobre “Rosas”, com a Floricultura Úrsula e sobre “Compostagem Doméstica”, ministrada pelo paisagista e gestor ambiental Phill Dummer, da Corticeira Ecologia Cultivada. No 20 de Setembro, o Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana deu o tom ao feriado em homenagem ao Dia da Revolução Farroupilha.

A programação do último fim de semana também foi repleta de atrações. O primeiro sábado do Festival da Primavera proporcionou momentos de conhecimento com as minioficinas; de musicalidade com os shows acústicos e o piano; de humor com as intervenções teatrais; e de extrema beleza com os jardins montados na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

A programação de sábado, 17, contou com as minioficinas "Compostagem Doméstica", com a Corticeira Ecologia Cultivada e "Gourmet", com Daniel Hesse e Christine Hesse Gross, da Floricultura Úrsula, que ensinaram a compor receitas usando ervas e condimentos. Tommy Wartha e Acústico Dama deram o tom à agradável tarde de sábado na Praça das Flores e Rua Coberta. E, o grupo "Os Visitadores", da Universidade Feevale, interagiram com o público em intervenções teatrais bem humoradas.

O domingo, 18 de setembro, contou com a Caminhada da Primavera, realizada pelo grupo Caminhantes da Terra. Paisagens exuberantes, trilhas de tirar o fôlego e muita aventura. Assim foi a manhã de domingo para 35 aventureiros que participaram da Caminhada da Primavera em Nova Petrópolis. O trajeto teve início na Praça das Flores, passou por trilhas e estradas da região de São Jacó e retornou ao centro da cidade. Foram 8,5 km percorridos em mais de três horas de caminhada. Ao final do percurso, os caminhantes saborearam um lanche orgânico, especialmente preparado pelo Sítio Grünes Paradies. No domingo, ocorreu ainda a Caminhada Fotográfica, sob o comando do fotógrafo Mauro Stoffel, que explorou os melhores ângulos da localidade de Arroio Paixão.

Quatro minioficinas realizadas no domingo reuniram o público interessado em “Composição em plantio e vasos e floreiras”, ministrada por Daniel Hesse e Christine Hesse Gross, da Floricultura Úrsula; “Plantas Exóticas Comestíveis”, com o professor da Universidade Feevale, Roberto Kielling; “Tratamento Ecológico de Efluentes”, ministrada por Maiquel Scherer, da Salix Paisagismo e Meio Ambiente; e, sobre “Compostagem Doméstica”, com Phill Dummer, da Corticeira Ecologia Cultivada.

Além disso, alunos de piano da professora Margareth Drechsler e o pianista Michael Leão Michaelsen, e shows acústicos embalaram  domingo, com a apresentação dos músicos Gerson Müller e, encerrando a programação do fim de semana, Luciane e Elena Pellenz.

A programação do Festival da Primavera prossegue até 25 de setembro, diariamente, das 08h30min às 19h, na Rua Coberta e Praça das Flores de Nova Petrópolis. Há alterações na programação do próximo sábado, 24 de setembro. fique atento.

O 6º Concurso Fotográfico realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest recebeu a inscrição de mais de 70 fotos e tem 30 finalistas. Os votos do júri popular 6º Concurso Fotográfico realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest são realizados presencialmente, efetuados por meio de cédulas e depositados na urna do estande da Universidade Feevale durante o Festival da Primavera 2016. A votação popular encerra no dia 24 de setembro, às 18h, na Rua Coberta. A premiação dos vencedores do 6º Concurso Fotográfico do Festival da Primavera – Frühlingsfest será realizada no dia 25 de setembro, domingo, às 15h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest 2016 é uma realização da Associação Nova Petrópolis Taekwondo Clube e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS e Piá. São parceiros do evento: Rota Romântica, Casa Cooperativa, Banco do Brasil, Corticeira Ecologia Cultivada, Salix Paisagismo e Meio Ambiente, Floricultura Úrsula, Escola Bom Pastor, Sítio Grünes Paradise, Emater RS, Floricultura Bom Estilo, Toni Backes Paisagismo e Arquitetura, Benetti Paisagismo e Ecologia. O Festival da Primavera conta com o apoio de Hotel Vila Verde, Pousada dos Plátanos, Fundo de Turismo, Universidade Feevale, Rossetto Equipamentos Fotográficos, Nova Imóveis e Turismo, Turm Vídeo, Mauro Stoffel, Stoffel Digital e Estúdio Sabrina Schuster. Para mais informações e cobertura fotográfica completa, acesse: www.novapetropolis.rs.gov.br/festivaldaprimavera e www.facebook.com/FestivaldaPrimavera.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

24/09 – Sábado

10h - Minioficina: Plantas para interior - Floricultura Úrsula

11h - Minioficina:  Cultivo de Bonsai - Ivo Viera

12h - Apresentação da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis

13h30min - Minioficina: Compostagem doméstica - Corticeira Ecologia Cultivada

14h30min – Show Sílvio e Fabinho Acústico

16h - Minioficina: Plantas para interior - Floricultura Úrsula

17h30min – Show acústico Ricardo Oliveira

 

25/09 – Domingo

10h - Minioficina: Podas de árvores e arbustos - Floricultura Úrsula

11h - Minioficina: Flores plásticas - Universidade Feevale | Reciclaudia Artesanato

13h30min - Show acústico Sant'Elia

15h - Premiação do Concurso de Fotografia

16h - Minioficina: Podas de árvores e arbustos - Floricultura Úrsula

17h30min - Show Acústico Leebe

 

Criando Paisagens

Na busca de acrescentar ainda mais ao Festival da Primavera – Frühlingsfest de Nova Petrópolis, ocorre, desde 2015, o Criando Paisagens: um evento para os amantes do paisagismo, com foco na conexão entre profissionais das áreas de paisagismo, jardinagem, arquitetura, engenharia e outras tantas que modificam e criam paisagens proporcionando saúde e bem-estar aos habitats humanos.

Em 2016, haverá uma programação interativa, com foco em temas determinados. Assim consegue-se atender uma demanda de informação somada à conexão entre profissionais, visto que cada palestrante apresentará sobre os temas definidos, sendo estes de sua maior habilidade. Criando Paisagens, um evento aberto a todos os amantes do paisagismo e da jardinagem, que busca a formação de uma rede concisa e focada no desenvolvimento de uma consciência paisagística.

O 2º Criando Paisagens ocorre dia 23 de setembro, no Hotel Vila Verde. Informações e inscrições pelo e-mail criandopaisagens@gmail.com. Vagas limitadas. Inscrição: 2kg de alimento não perecível.

 


Fonte:

Outras Notícias