conteúdo do menu
conteúdo principal
23/11/2023

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Prefeito Darlei abre Smart Cities Park defendendo a digitalização de processos

Mais de 1,2 mil pessoas devem participar do evento até sexta-feira, 24 de novembro, em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Durante a abertura da 2ª edição do Smart Cities Park, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, nessa quarta-feira, 22 de novembro, o prefeito Jorge Darlei Wolf falou sobre a importância da digitalização dos processos administrativos para o avanço dos poderes públicos e para prestar melhores serviços ao cidadão. O evento segue até sexta-feira, 24, e deve contar com a participação de mais de 1,2 mil pessoas durante a programação. Também estiveram presentes na cerimônia o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, e o secretário de Estado adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rafael Ayub.

"Os prefeitos precisam acreditar que é através da tecnologia, da informação e da busca cada vez mais constante por conhecimento, que nós vamos avançar em sistemas tão importantes como da gestão pública, para atender cada vez melhor o nosso cidadão", destacou o prefeito de Nova Petrópolis, que também é o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra). Ele citou ainda o exemplo de Nova Petrópolis em que o uso do papel está sendo extinguido com a adoção de sistemas como a plataforma 1Doc na Administração Municipal.

Paulo Ziulkoski, diretor do instituto que promove o Smart Cities Park e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), afirmou que as administrações ainda têm dificuldade na implementação dos sistemas digitais e que o evento foi pensado visando minimizar essa questão, oferecendo uma oportunidade para que os gestores públicos conheçam possibilidades, troquem ideias e experiências. “Esse é um evento para conhecimento, para que comece a mudar um pouco essa dinâmica”, disse.

Na oportunidade, o ministro do TCU, João Augusto Nardes, destacou que a digitalização também é realidade no órgão federal em que atua, e se colocou à disposição dos prefeitos, secretários e demais gestores públicos para propor soluções que atinjam a eficiência e a economicidade que a digitalização pode gerar.

Também no sentido de parceria, o secretário de Estado adjunto, Rafael Ayub, destacou que o governo gaúcho, a partir do bom relacionamento que o governador Eduardo Leite e o vice Gabriel Souza mantêm com os municípios, também é um grande incentivador da migração dos serviços para o meio digital como forma de atender cada vez melhor os cidadãos e chegar mais próximo de quem precisa.

Também estiveram presentes na abertura do evento a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach; o fundador da plataforma 1Doc, Jeferson Castilhos; o vice-presidente da Rede Brasil de Inovação e Cidades Inteligentes, Paulinho Salerno; e presidentes das associações de municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará e Pernambuco.

O Smart Cities Park é uma realização do Instituto Paulo Ziulkoski, promoção da Amserra e o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e da Famurs. 

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP 

Outras Notícias