conteúdo do menu
conteúdo principal
12/02/2020

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Projetos do Nova 2050 tramitam na Câmara de Vereadores para apreciação

Agenda Estratégia e Plano de Mobilidade Urbana devem se tornar Lei Municipal para execução do projeto desenvolvido pela comunidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, secretários e adjuntos e integrantes da equipe de coordenação do Nova 2050 se colocaram à disposição dos vereadores para sanar e esclarecer dúvidas e questionamentos referente ao Plano de Mobilidade Urbana e à Agenda Estratégica de Desenvolvimento da cidade para os próximos 30 anos. O presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo de Macedo Viana, recebeu as autoridades na segunda-feira, 10 de fevereiro, na Casa Legislativa.

O líder do Poder Executivo esteve acompanhado dos secretários municipais da Fazenda, Claus Altevogt; de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; de Administração, Débora Schwantes de Braga; de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, e do ajunto de Turismo, Indústria e Comércio, Gilnei Mücke. Os representantes da equipe de coordenação do Nova 2050, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Valmor Heckler, e o vice-presidente, Cláudio José Weber, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Marcos Alexandre Streck também participaram do momento na Câmara de Vereadores.

O dois projetos referentes ao Nova 2050, 079/2019 e 080/2019, estão na pauta da Câmara de Vereadores para que os edis possam ler a documentação, sanar dúvidas e debater as propostas. O presidente do COMTUR, Valmor Heckler destacou que “a Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente, responsável pela compilação dos resultados construídos de maneira colaborativa por meio de oficinas e encontros que envolveram a comunidade em 2019, também está à disposição da Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos aos edis”.

O vice-presidente do COMTUR, Cláudio José Weber enfatizou que o primeiro passo para que sejam colocados em prática os projetos definidos pela comunidade é que a Agenda Estratégia e o Plano de Mobilidade Urbana se tornem lei em Nova Petrópolis para que a execução das atividades seja garantida para a população.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo de Macedo Viana ressaltou que os edis estão estudando o projeto e que compreendem que o NOVA 2050 é um projeto que vem da comunidade para um planejamento estratégico e sustentável para o desenvolvimento de Nova Petrópolis para os próximos 30 anos. Heckler ainda enfatizou que “a agenda estratégia não é engessada e que, à medida que as ações forem se desenvolvendo, os projetos podem ser remodelados”.

O prefeito Regis Luiz Hahn destacou a importância do projeto porque a elaboração contou com a importante participação da comunidade, empresários e representantes de entidades. “O Nova 2050 não pertence à Administração Municipal, é um projeto desenvolvido pela comunidade e para a comunidade. Estamos à disposição para fornecer as informações que os vereadores acharem pertinentes”.

A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana contemplam três subsistemas, são eles: de sustentabilidade do território rural e urbano; de sustentabilidade social, econômica e cultural e de sustentabilidade na gestão e cooperação. Cada subsistema possui estratégias, cada estratégia tem programas determinados e cada programa conta com projetos específicos. O material conta com nove estratégias, 25 programas e 105 projetos elaborados de maneira coletiva com a comunidade e unificados pela Consultora CEPA com curto, médio e longo prazos para implementação.

Para aplicação da Agenda Estratégica, a Cepa sugere a criação de uma Agência de Desenvolvimento Sustentável de Nova Petrópolis (ADSNP), formada por um Conselho Administrativo, um presidente e uma Secretaria Administrativa; além de contar com um Conselho de Notáveis, que é um órgão de assessoramento, com função consultiva e fiscalizadora do Conselho de Administração e do Presidente e será composta pelos integrantes da equipe de coordenação do Projeto Nova 2050.

Para aplicação em 2020, existe um Plano Operacional que foi projetado para atingir a maturidade institucional da Agenda Estratégica e direciona para projetos mais bem-sucedidos no curto prazo. Aprovação da Agenda Estratégica como Lei Municipal, incluindo a sua administração como agência, e a implementação de treinamento em empreendedorismo com o fomento para criação de 100 novos projetos de investimento são os primeiros passos para colocar em prática o Projeto Nova 2050.

Conheça Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o Município em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Foto: Adriana Monteiro Arrial | Turismo PMNP

Outras Notícias