conteúdo do menu
conteúdo principal
18/04/2013

Secretaria de Administração

Rainha e Princesas do Folclore Alemão serão escolhidas em baile

...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 A 26ª Edição do Baile de escolha das soberanas do Folclore Alemão 2013-2014 acontecerá no dia 27 de abril, com início às 20h, na Associação Cultural e Esportiva Concórdia- Linha Imperial. Seis candidatas concorrem ao título: Josiane Aline Burzlaff representa o Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí, Cristine Seefeld, representante do grupo Sonnenschein- Linha Brasil/Linha Araripe; Elisângela Vociechoski, representante do Volkstanzgruppe Edelstein da Fazenda Pirajá; Andréia Andréia Cristiane Raimann, candidata do Bohmerlandtanzgruppe Linha Imperial; Jaqueline Beatriz Schaefer, representante do grupo Internacional do centro, e, Fernanda Auler representando o grupo Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, da Vila Olinda. Os quesitos de avaliação dos jurados serão; histórico do traje que está usando, cultura local, história do evento; turismo local; língua alemã. Serão atribuídas notas para beleza, dança e microfone. Após a escolha da rainha e princesas do Folclore Alemão, às 22h, inicia o Baile com a Banda Happy Brass. Os ingressos já estão sendo vendidos no valor de R$ 20 com a janta e R$ 12 sem janta, no Parque Aldeia do Imigrante, Gabituê Flores, Bar do Ronei, ou com integrantes dos grupos folclóricos.

O grupo de Danças Bohmerlandtanzgruppe de Linha Imperial estará representado pela candidata  Andréia Cristiane Raimann, 23 anos, a candidata participa em eventos promovidos pela comunidade. De acordo com Cristiane, ela procura manter junto ao seu grupo resgatar danças criadas em homenagem aos imigrantes da sua descendência, mostrando desde a chegada ao Brasil até a colonização da Linha Imperial. Em 2012 a candidata esteve na República Tcheca para conhecer melhor de onde vieram seus antepassados. Na oportunidade de um festival de Dança em Praga na qual conseguiram a colocação em terceiro lugar.

O traje feminino é composto de saia vermelha, com estreitas linhas verticais na cor verde. O corpete é trabalhado com fitas bordadas na parte da frente e bordados nas costas. O avental e a blusa são brancos, e para completar o traje, utiliza-se um xale colorido preso por debaixo do carpete do vestido. Toda a região da Boêmia localizada no Leste da Alemanha é muito rica em trajes. Cada localidade tem o seu. O povo dessa região orgulha-se da sua tradição e por isso gosta de seus trajes, dialeto, festas, danças e de sua culinária.

 

O grupo Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá, será representado pela candidata Elisângela Vociechoski, 21 anos, natural de Santa Catarina. Filha de Antonio Vociechoski e Clementina Vociechoski. Apesar de ter sobrenome polonês, cresceu em meio à rica cultura alemã existente nesta cidade e aprendi a amar e querer fazer algo pela preservação dela. Como integrante do Volkstanzgruppe Edelstein que, por sua vez, integra a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, sempre ajudei na organização dos eventos em que a referida entidade esteve presente, principalmente na organização do Festival Internacional de Encontros de Grupos Folclóricos. Desde o tempo de escola, por volta dos 10 anos de idade, participava das aulas de dança folclórica que havia na Escola 1ª de Maio, no Bairro Fazenda Pirajá.

A candidata Fernanda Auler, 17 anos, representa o grupo Volkstanzgruppe Freundschaftskreis-Vila Olinda, filha de Renato Auler e Roselí Auler. Participa do grupo desde 2003. De acordo com a candidata as experiências adquiridas serão levadas para a vida. “O trabalho em grupo, os estudos, as apresentações, as canções e as danças, são formas de se expressar, fazer novas amizades e novos aprendizados,” disse. O traje usado será do Zillertal, cidade do Estado de Tirol, na Áustria, o traje é um dos poucos que se manteve na sua autenticidade, mesmo que no pós guerra fizeram suas adaptações. O traje feminino com seus bordados prateados, naquela época, feitos a mão, podia se ter uma noção da austeridade e do poder aquisitivo do seu dono. Os trajes são a identificação do seu povo. Eles acompanhavam para as festas religiosas, kerbs, bailes, casamentos, batizados e até mesmo para enterros, onde apenas o avental e o lenço eram de cor preta.


Fonte:

Outras Notícias