conteúdo do menu
conteúdo principal
23/11/2023

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente recolhe animal em situação de maus-tratos

Fiscalização em residência no bairro Bavária foi feita a partir de uma denúncia realizada via protocolo

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Um animal que estava em condições de maus-tratos e abaixo do peso corpóreo indicado, foi recolhido pela equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura de Nova Petrópolis nessa terça-feira, 21 de novembro, após vistoria realizada em uma residência no bairro Bavária. A visita dos fiscais foi motivada por denúncias feitas via protocolo. Policiais civis acompanharam a ação.

Conforme a denúncia, viviam no endereço dois cachorros, sendo um macho de porte grande e uma fêmea porte médio. A cadela estava presa em uma coleira curta na parte externa da residência - o que impedia sua livre movimentação -, apresentava baixo peso e marcação das costelas, e seu local de repouso estava bastante sujo, insalubre e sem condições de receber o animal. Além disso, a fêmea também estava em período de cio. Já o cachorro era mantido no interior da casa e não apresentava estar mal cuidado no momento da vistoria.

Diante do que foi verificado, a equipe de fiscalização recolheu o animal maltratado e encaminhou a um estabelecimento veterinário parceiro do Município para receber tratamento de saúde. O outro cão permaneceu na residência, mas será monitorado pelos técnicos da Prefeitura, que farão visitas periódicas.

A partir da ação dos fiscais, e tendo denúncia e boletim de ocorrência registrados sobre a situação de maus-tratos, o processo sobre o caso terá andamento para responsabilizar os tutores do animal pelo estado em que ele se encontrava no momento de vistoria. 

 

Denúncia

Caso algum cidadão precise denunciar alguma situação de maus-tratos envolvendo animais, deve realizar um protocolo via site da Prefeitura (na aba “Para o cidadão” e “Protocolo online”) ou presencialmente na rua Sete de Setembro, 330, segundo andar.

Para dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis pelo telefone (54) 3281-8400, que também atende pelo WhatsApp na opção 6 - Fiscalização Ambiental.

 

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP

Outras Notícias