conteúdo do menu
conteúdo principal
30/06/2020

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e COMTUR incentivam estabelecimentos a adotar selo “Turismo Responsável”

Programa do Ministério do Turismo reconhece estabelecimentos que possuem boas práticas de higienização no combate à pandemia

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) incentivam os estabelecimentos do Município a solicitarem o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado pelo Ministério do Turismo. O programa que estabelece boas práticas de higienização no combate à pandemia, certifica os empreendimentos com um selo garantindo a turistas e visitantes segurança ao viajar e frequentar locais turísticos, quando a prática for recomendada.

O presidente do COMTUR, Paulo Valmor Heckler e a secretária da pasta, Roberta Liane da Silva, assinaram ofício no dia 25 de junho com orientações para estabelecimentos de Nova Petrópolis que preenchem os critérios do Ministério do Turismo para adquirir o selo. “Esse movimento da nossa rede hoteleira, gastronômica, atrativos e receptivos será muito importante para a retomada da economia porque os turistas e visitantes terão a certificação de um órgão federal garantindo a segurança ao visitar Nova Petrópolis”, destaca a secretária Roberta.

O selo está disponível para 15 categorias do segmento turístico: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; locação de veículos para turistas; guias de turismo, entre outras. É necessário que o estabelecimento esteja cadastrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para requerer o selo.

A solicitação do selo deve ser feita no portal turismo.gov.br/seloresponsavel. Será necessário informar CPF e senha de acesso ao Cadastur. Caso o empreendimento não seja cadastrado, basta solicitar o cadastro na mesma página.  O estabelecimento deverá atender as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua, aderir a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e, após, será encaminhado para realizar o download da certificação. O selo deverá ser afixado em local visível e de fácil acesso ao cliente. O material contará com um QR Code disponível para que o turista possa consultar as medidas adotadas pelo estabelecimento. O cadastro pode ser atualizado a qualquer momento, caso surjam novas orientações.

“Nova Petrópolis precisa estar preparada para receber os visitantes na retomada das atividades e o engajamento dos nossos empresários do ramo turístico é essencial para o desenvolvimento desse setor que movimenta a economia do Município”, enfatiza o presidente do COMTUR, Paulo Valmor Heckler.

Conheça Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br para mais informações. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Outras Notícias